Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 às 10:45:00
Secretaria de Saúde realiza capacitação para implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão
Nesta manhã estavam presentes os representantes dos municípios da regional de Estância, Aracaju e Lagarto.

Com o intuito de capacitar e orientar os coordenadores da Atenção Primária dos municípios e os responsáveis técnicos pelo e-SUS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e da Gerência de Ações Programáticas, realizou na  terça-feira, 19, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), a reunião de capacitação sobre a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Estavam presentes os representantes dos municípios da regional de Estância, Aracaju e Lagarto.

Durante a reunião, além de capacitar os técnicos por meio de explicações referentes ao passo a passo da implantação e os requisitos necessários para otimização desses dados, também foi ressaltado a importância e diferencial que o PEC traz para o Sistema de Saúde. A diretora de Atenção Primária à Saúde, Flávia Diniz, ressalta o papel fundamental do sistema. “O PEC tem como principal objetivo integrar todos os dados do usuário na rede de Atenção à Saúde. Ou seja, se esse usuário chegar na Unidade Básica, unidade especializada ou hospitalar, o prontuário eletrônico permitirá o acesso a todos os dados e informações sobre as condutas de saúde que foram prestadas. Em suma, o sistema permite um cuidado integral e contínuo, independente do ponto de atenção em que o usuário esteja”, disse a diretora.

O gerente de Ações Programáticas da SES, Afonso Abreu Mendes Júnior, destaca como funciona a logística das capacitações. “Planejamos, por meio da DAPS, de realizarmos módulos do e-SUS APS, o grande sistema que perpassa a Atenção Primária à Saúde. Dentro desses módulos, iniciamos pela implantação do PEC, já que o nosso objetivo é a qualificação dos dados. Durante o decorrer o ano vão ser elaborados módulos para retirar a inconsistência, otimizar os cadastros individuais dos municípios e os cadastros territoriais, além de também melhorar os indicadores de desempenhos; Desta forma, quanto SES estamos dando suporte aos municípios para que esses possam melhorar seus indicadores de saúde, enfatiza o gerente.

Para os municípios que já possuem o sistema PEC implantado, a reunião foi o momento para sancionar possíveis dúvidas e relatar suas experiências e facilidades com o sistema, compartilhando-as com os demais representantes. Para aqueles que ainda não possuem a adesão ao sistema, essa foi a oportunidade de capacitar e orientar os representantes, ressaltando a funcionalidade do PEC.

Há três anos, o município de Tobias Barreto já faz adesão ao PEC. O gerente de sistemas da Atenção Básica do município, Jorge Amado Costa, compareceu à reunião e destacou a sua satisfação em acrescentar mais conhecimentos com a capacitação e compartilhar suas experiências. “A reunião foi bastante esclarecedora, tanto para quem já tem domínio com o sistema quanto para aqueles que estão iniciando os primeiros passos. O município de Tobias Barreto já tem experiência com o sistema e posso afirmar que tudo que foi dito nesta reunião é a realidade que encontramos com o PEC. A palestra foi fundamental para que nós que já iniciamos o sistema tivéssemos uma visão de que estamos no caminho traçado pela SES”, ressalta Jorge Amado Costa.

O município de Poço Verde ainda não possui o PEC, mas tem previsão para ser implantado este ano. A coordenadora da Atenção Primária do município, Greice Santana, destaca a importância da adesão ao sistema. “A capacitação é muito importante, principalmente para o nosso município que ainda não tem o PEC implantado. Foi um momento crucial para tirar dúvidas, conhecer mais sobre a implantação e assistência que o Estado está dando a Poço Verde. O PEC será de suma importância para o município, com ele teremos a facilidade de não precisar preencher as papeladas, além de otimizar os dados de cada paciente”, disse a coordenadora.

/ Notícias / saude

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021 às 10:45:00