Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021 às 09:45:00
Saúde Estadual realiza webinário para coordenações da Atenção Primária à Saúde dos 75 municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza nesta quarta-feira (24), das 8h às 13h, um Webinário de acolhimento voltado às coordenações municipais da Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é orientar estes profissionais na condução dos processos de trabalho nos municípios.

A diretora de Atenção Primária à Saúde (Daps), Flávia Diniz, explica que serão tratados eixos específicos da Atenção Primária à Saúde, como  questões referentes ao financiamento, sistema de informação, o Programa Previne Brasil, assistência farmacêutica,  a função da coordenação de Atenção Primária estadual vinculada  à Atenção  Primária municipal e imunização. "Este Webinário  é uma  oportunidade que os municípios terão sobre as orientações necessárias  para conduzir as estratégias dos processo de trabalho de acordo com a realidade do seu município”, disse.

Diante das mudanças de gestores nos municípios, a coordenadora  estadual da Atenção Primária à Saúde, Gildete Maria Ávila, chama a atenção para a importância de estreitar o diálogo com os coordenadores. “O intuito é acolher as coordenações municipais da Atenção Primária dos municípios, mesmo porque sabemos que houve mudanças de gestores. Então  o objetivo é munir essas coordenações na organização  do que eles fazem enquanto APS, como forma de  direcionar para que eles tenham uma organização junto às equipes de saúde da família e de saúde bucal”, salienta.

Para a gerente de apoio institucional, monitoramento e avaliação, Fernanda Aragão, ao realizar este tipo de atividade, a SES constrói em parceria com os municípios processos de trabalho importantes para o território. Ela destaca que a atenção primária é executada pelos municípios e a Secretaria Estadual de Saúde tem o papel de coordenar a execução da política e apoiar.

O webinário será ministrado pela Diretora da DAPS, Flávia Diniz; pela coordenadora estadual da APS, Gildete Ávila; a enfermeira do Programa de Imunização da SES, Ana Lira; o gerente de Ações Programáticas da SES, Afonso Abreu; a gerente de apoio institucional, monitorando e avaliação, Fernanda Aragão e pela coordenadora estadual de Assistência Farmacêutica, Juliana Oliveira.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 23 de Fevereiro de 2021 às 09:45:00