Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 às 15:00:00
Hemose sensibiliza grupos doadores de sangue para adesão ao cadastro de medula óssea
Ação busca aumentar inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu grupos de doadores de sangue dos municípios sergipanos de Tobias Barreto e São Francisco durante o ‘Sabadão Solidário’, quando também foi celebrado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, no dia 16 de setembro.

Para o doador de sangue Diego Santos Sales Villela, fazer o cadastro junto ao Registro Nacional de Medula Óssea é mais uma forma de ajudar a salvar vidas. “Quero contribuir de alguma forma com as pessoas que buscam cura para leucemia”, contou.

Diego preencheu a ficha de inscrição e coletou 5 mililitros de sangue, que serão encaminhados para um laboratório, onde passarão por testes de Histocompatibilidade Genética (HLA). O resultado é cadastrado no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O ‘Sabadão Solidário’ também foi especial para a estudante Emelly Karoline, que decidiu fazer a sua primeira doação de sangue para agradecer a ajuda que a família recebeu durante o tratamento da prima. “Hoje ela não está mais com a agente, mas permanecemos com o sentimento de gratidão”, relatou.

Solidariedade

Cerca de 30 voluntários do município de Tobias Barreto, no centro-sul do estado, e outros 20 do município de São Francisco, na região do baixo São Francisco, revezaram-se para colaborar com os estoques sanguíneos. “Retornamos para fazer uma nova doação”, contou Diego Warley Araújo Santos, de Tobias Barreto.

De São Francisco, Suelliton Matos Monteiro relata que mobiliza a comunidade para doação de sangue a cada três meses. “As pessoas entenderam a importância do ato de doar sangue com frequência. Quando se aproxima da data, eles já começam a me procurar”, explicou.

Serviço

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, as campanhas do Sabadão são programadas para atender o público que não consegue doar sangue durante a semana. “Queremos aproveitar essa oportunidade para parabenizar a todos os doadores de medula óssea e às pessoas que se organizam para doar sangue e ajudar no tratamento transfusional de centenas de pacientes  nos hospitais de Sergipe”, destacou.

/ Notícias / saude

Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023 às 15:00:00