Quarta-Feira, 07 de Março de 2007 às 03:40:00
Estado assume administração do Hospital Regional de Socorro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) assumiu na última terça-feira, 6, a administração do Hospital Regional José Franco, em Nossa Senhora do Socorro. A unidade foi a primeira a retornar ao controle do Estado depois das terceirizações realizadas pelo governo anterior. O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, esteve no hospital na manhã desta quarta-feira, 7, e visitou as instalações acompanhado do novo diretor, Wagner Andrade.

"Retomar a administração dos hospitais regionais é uma tarefa institucional gigantesca que nós já começamos a cumprir. Não podemos tratar a terceirização ou estatização das unidades de saúde como debates ideológicos à esquerda ou à direita, mas a terceirização tem que servir para diminuir custos e melhorar a eficiência do atendimento. Neste caso, o que aconteceu foi exatamente o contrário", avaliou Rogério Carvalho.

De acordo com ele, o Estado não pode permitir que a inteligência na gestão em saúde seja transferida para o setor privado. "Estamos abrindo o horizonte da integração do hospital de Socorro ao Hospital Geral, em Aracaju, e à rede hospitalar que estamos trabalhando para reconstituir. O Hospital José Franco não vai mais ser uma unidade isolada, e sim um ponto integrado da rede", explicou.

Até o mês de maio, os hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Propriá também deverão retornar ao comando da administração estadual. A situação dos hospitais de Lagarto e Estância, ambos beneficentes - sendo que o de Estância está sob intervenção judicial, será discutida esta semana pelo secretário em reunião com o governador do Estado, Marcelo Déda.

Fotos: Márcio Garcez/Saúde

/ Notícias / saude