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Quinta-Feira, 16 de Junho de 2022 às 10:30:00
Educação na saúde: Trabalhos da ESP-SE são selecionados para o 15º Congresso Nacional da Rede Unida
Evento acontecerá no período de 16 a 19 de junho/2022, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, em formato híbrido

Três trabalhos da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), administrada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), foram submetidos e selecionados para participar do 15º Congresso Nacional da Rede Unida, que acontecerá no período de 16 a 19 de junho/2022, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, em formato híbrido – presencial e virtual. Os trabalhos que representam a ESP-SE abordarão os temas: “Curso Técnico de Vigilância em Saúde: uma experiência de formação no formato híbrido na ESP-SE”, do Eixo 1 – Educação; “Práticas Inovadoras na Formação de Trabalhadores do SUS: relato de experiência do Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe”, do Eixo 1 – Educação; e “Educação Permanente no SUS em Sergipe: A experiência do Curso EAD ‘Novo Coronavírus – Covid-19 para ACS e ACE’ ”, do Eixo 2 – Trabalho. 

Com autoria da analista educacional da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, a Profª MSc. Flávia Tenório, do especialista em Política e Educação em Saúde da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Francisco de Santana, e da coordenadora de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Rosyanne Vasconcelos, o trabalho “Curso Técnico de Vigilância em Saúde: uma experiência de formação no formato híbrido na ESP-SE” relata a experiência desenvolvida pela coordenação de Educação Profissional (CEPRO) da ESP/SE, na oferta de Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVS) – formato híbrido de ensino.

Ao considerar que a cultura digital empoderou a sociedade atual e que a transmissão e recepção de informações assumiu patamares nunca mensurados, em 2019 a ESP/SE iniciou o CTVS com o objetivo de subsidiar – teoricamente e tecnicamente – o processo de trabalho em Vigilância em Saúde de profissionais de nível médio dos municípios sergipanos e utilizou a plataforma EaD da Funesa (https://www.funesa.se.gov.br) enquanto ferramenta para apoiar o desenvolvimento dos componentes pedagógicos do curso.

Na plataforma foi possível disponibilizar ementas, conteúdos e feedback das avaliações e realizar atividades como fórum, chat, wiki, dentre outras, segundo explicou a analista educacional Flávia Tenório. “Com o advento da pandemia da covid-19, a plataforma EaD da Funesa evidenciou sua relevância. Assim, respaldada na legislação vigente, a ESP/SE definiu que as aulas seriam desenvolvidas de forma remota, dada a necessidade do distanciamento físico. De março a setembro de 2021, todas as atividades escolares do CTVS foram realizadas de forma virtual síncrona e assíncrona”.

A partir de outubro/2021, as aulas presenciais foram retomadas e a instituição optou pelo formato híbrido, ao constatar que a equipe evoluiu no manejo das tecnologias de informação e comunicação e porque havia amparo na legislação. “A experiência relatada contribuiu para a qualificação da equipe da Educação Profissional da ESP-SE, de acordo com a necessidade de instrumentalização para desenvolvimento de novas possibilidades no fazer pedagógico do CTVS. Permitiu ainda desenvolver, junto aos alunos, competências voltadas para as tecnologias digitais, além de ampliar o escopo de possibilidades de ações pedagógicas a serem ofertadas pela ESP-SE”, ressaltou Flávia Tenório.

A experiência relatada contribuiu para a qualificação da equipe da Educação Profissional da ESP-SE, considerando a necessidade de instrumentalização para desenvolvimento de novas possibilidades no fazer pedagógico do CTVS.

Também permitiu desenvolver junto aos alunos competências voltadas para as tecnologias digitais, além de ampliar o escopo de possibilidades de ações pedagógicas a serem ofertadas pela ESP-SE.

Ainda de acordo com Flávia, o trabalho considera que a  virtualização ou a presença das redes digitais estão em progressão no mundo contemporâneo e desempenham um papel importante com o surgimento de um novo pensar, produzir e se relacionar. “Por isso a ESP-SE optou em investir em processos de qualificação cada vez mais mediados por tecnologias digitais, tal como a oferta do curso apresentado, por compreender que essa é uma potente estratégia para as ações de qualificação possíveis de dialogar com as necessidades de aprendizagem dos profissionais inseridos no SUS em Sergipe, na perspectiva de colaborar com a melhorias das práticas em saúde”, afirma.

Laboratório de Inovação

Também do Eixo 1 – Educação, outro trabalho selecionado foi o artigo “Práticas Inovadoras na Formação de Trabalhadores do SUS: relato de experiência do Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe”, projeto de intervenção da autoria da coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica da ESP-SE/Funesa, a Profª Msc. Tânia Santos de Jesus, e da analista educacional Flávia Tenório. A apresentação será virtual, em uma Roda de Conversa, que ocorrerá no dia 16/06, às 16h.

Segundo Tânia, esse laboratório “tem o objetivo de desenvolver estratégias de Educação Permanente para os trabalhadores da ESP-SE, a fim de incidir qualitativamente sobre a prática desses profissionais, tendo em vista que a formação dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) é de fundamental importância para o referido sistema. Nessa perspectiva, o Laboratório de Inovação da ESP/SE (LABIESP) tem o intuito de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre Educação e Saúde”, frisou.

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Educação na saúde: Trabalhos da ESP-SE são selecionados para o 15º Congresso Nacional da Rede Unida
Evento acontecerá no período de 16 a 19 de junho/2022, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, em formato híbrido
Quinta-Feira, 16 de Junho de 2022 às 10:30:00

Três trabalhos da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), administrada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), foram submetidos e selecionados para participar do 15º Congresso Nacional da Rede Unida, que acontecerá no período de 16 a 19 de junho/2022, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, em formato híbrido – presencial e virtual. Os trabalhos que representam a ESP-SE abordarão os temas: “Curso Técnico de Vigilância em Saúde: uma experiência de formação no formato híbrido na ESP-SE”, do Eixo 1 – Educação; “Práticas Inovadoras na Formação de Trabalhadores do SUS: relato de experiência do Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe”, do Eixo 1 – Educação; e “Educação Permanente no SUS em Sergipe: A experiência do Curso EAD ‘Novo Coronavírus – Covid-19 para ACS e ACE’ ”, do Eixo 2 – Trabalho. 

Com autoria da analista educacional da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, a Profª MSc. Flávia Tenório, do especialista em Política e Educação em Saúde da Coordenação de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Francisco de Santana, e da coordenadora de Educação Profissional da ESP-SE/Funesa, Rosyanne Vasconcelos, o trabalho “Curso Técnico de Vigilância em Saúde: uma experiência de formação no formato híbrido na ESP-SE” relata a experiência desenvolvida pela coordenação de Educação Profissional (CEPRO) da ESP/SE, na oferta de Curso Técnico de Vigilância em Saúde (CTVS) – formato híbrido de ensino.

Ao considerar que a cultura digital empoderou a sociedade atual e que a transmissão e recepção de informações assumiu patamares nunca mensurados, em 2019 a ESP/SE iniciou o CTVS com o objetivo de subsidiar – teoricamente e tecnicamente – o processo de trabalho em Vigilância em Saúde de profissionais de nível médio dos municípios sergipanos e utilizou a plataforma EaD da Funesa (https://www.funesa.se.gov.br) enquanto ferramenta para apoiar o desenvolvimento dos componentes pedagógicos do curso.

Na plataforma foi possível disponibilizar ementas, conteúdos e feedback das avaliações e realizar atividades como fórum, chat, wiki, dentre outras, segundo explicou a analista educacional Flávia Tenório. “Com o advento da pandemia da covid-19, a plataforma EaD da Funesa evidenciou sua relevância. Assim, respaldada na legislação vigente, a ESP/SE definiu que as aulas seriam desenvolvidas de forma remota, dada a necessidade do distanciamento físico. De março a setembro de 2021, todas as atividades escolares do CTVS foram realizadas de forma virtual síncrona e assíncrona”.

A partir de outubro/2021, as aulas presenciais foram retomadas e a instituição optou pelo formato híbrido, ao constatar que a equipe evoluiu no manejo das tecnologias de informação e comunicação e porque havia amparo na legislação. “A experiência relatada contribuiu para a qualificação da equipe da Educação Profissional da ESP-SE, de acordo com a necessidade de instrumentalização para desenvolvimento de novas possibilidades no fazer pedagógico do CTVS. Permitiu ainda desenvolver, junto aos alunos, competências voltadas para as tecnologias digitais, além de ampliar o escopo de possibilidades de ações pedagógicas a serem ofertadas pela ESP-SE”, ressaltou Flávia Tenório.

A experiência relatada contribuiu para a qualificação da equipe da Educação Profissional da ESP-SE, considerando a necessidade de instrumentalização para desenvolvimento de novas possibilidades no fazer pedagógico do CTVS.

Também permitiu desenvolver junto aos alunos competências voltadas para as tecnologias digitais, além de ampliar o escopo de possibilidades de ações pedagógicas a serem ofertadas pela ESP-SE.

Ainda de acordo com Flávia, o trabalho considera que a  virtualização ou a presença das redes digitais estão em progressão no mundo contemporâneo e desempenham um papel importante com o surgimento de um novo pensar, produzir e se relacionar. “Por isso a ESP-SE optou em investir em processos de qualificação cada vez mais mediados por tecnologias digitais, tal como a oferta do curso apresentado, por compreender que essa é uma potente estratégia para as ações de qualificação possíveis de dialogar com as necessidades de aprendizagem dos profissionais inseridos no SUS em Sergipe, na perspectiva de colaborar com a melhorias das práticas em saúde”, afirma.

Laboratório de Inovação

Também do Eixo 1 – Educação, outro trabalho selecionado foi o artigo “Práticas Inovadoras na Formação de Trabalhadores do SUS: relato de experiência do Laboratório de Inovação na Escola de Saúde Pública do Estado de Sergipe”, projeto de intervenção da autoria da coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica da ESP-SE/Funesa, a Profª Msc. Tânia Santos de Jesus, e da analista educacional Flávia Tenório. A apresentação será virtual, em uma Roda de Conversa, que ocorrerá no dia 16/06, às 16h.

Segundo Tânia, esse laboratório “tem o objetivo de desenvolver estratégias de Educação Permanente para os trabalhadores da ESP-SE, a fim de incidir qualitativamente sobre a prática desses profissionais, tendo em vista que a formação dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) é de fundamental importância para o referido sistema. Nessa perspectiva, o Laboratório de Inovação da ESP/SE (LABIESP) tem o intuito de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias sobre Educação e Saúde”, frisou.