Quarta-Feira, 15 de Março de 2023 às 17:00:00
CRAI recebe a visita técnica de representantes do Unicef
Equipe conheceu o serviço que atende a crianças e adolescentes em situação de violência sexual

O Centro de Referência Atendimento Infanto-Juvenil (CRAI), unidade da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, recebeu na manhã desta quarta-feira, 15, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério Público Estadual (MPE), para uma visita técnica. O objetivo foi o de conhecer o serviço ofertado à crianças e adolescentes em situação de violência sexual, bem como as instalações físicas.

A chefe do escritório do Unicef para os Estados de Sergipe, Bahia e Minas Gerais, Helena Oliveira, destacou a importância do CRAI e disse que o organismo da ONU se dedica a acompanhar as boas práticas que estão acontecendo, sobretudo quando se trata de um tema tão importante para o mundo da criança e da adolescência, quanto é a violência sexual.

“Precisamos acompanhar e contribuir para que o aprimoramento seja cada vez maior do serviço ofertados em Centros como o CRAI. Observamos que esta é uma iniciativa que coloca em primeiro plano as ações da Saúde e da Segurança Pública, mas que já mostra à necessidade de integração de outros setores, como Assistência Social, Promotorias, Varas da Infância, Conselhos Tutelares e Defensorias, todos envolvidos para que, de fato, o atendimento seja integrado. A criança que chega neste local deve ser atendida, mas também há a linha da responsabilização e resgate dos direitos dessa criança”, considerou.

A promotora de Justiça Lilian Carvalho salientou os anos de trabalho voltados para a infância e a adolescência, o esforço empreendido para a implantação do CRAI e reconhece que o Centro não é a solução para tudo. “Precisamos fortalecer as redes de atenção nos municípios para dar continuidade às ações de referências e contra-referências no cuidado à criança e ao adolescente vítima de violência sexual. Inclusive, capacitando todos os atores envolvidos, seja da Saúde, da Segurança Pública ou do sistema de Justiça”, observou.

Projeto de acolhimento à vítima

Segundo a promotora, durante a visita técnica foi proposto a realização de uma capacitação com vista à implantação da escuta especializada, procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, objetivando garantir a proteção e o cuidado à vítima.

Para a assistente social do CRAI, Ingrid Lima, a visita de representantes do Unicef e do MPE renovou a expectativa de que o serviço não fique concentrado em Aracaju, mas que se expanda para o interior. “Queremos que os municípios abracem o serviço, entendendo que a violência sexual tem que ser trabalhada nos territórios, que a criança tem o direito de ser atendida na sua cidade”, comentou.

/ Notícias / saude

CRAI recebe a visita técnica de representantes do Unicef