Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 10:15:00
Livro 'Sergipe: A água nossa de cada dia' é lançado durante o XVI Encontro de Recursos Hídricos do Estado
De caráter técnico-científico, o livro aborda a temática da água e da governança hídrica em nove capítulos bem estruturados e regidos de modo didático

Abordando os instrumentos de gestão dos recursos hídricos e o sistema de gerenciamento no estado, o livro ‘Sergipe: A água nossa de cada dia’ foi lançado nesta quinta-feira, 21, durante a programação do XVI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse). De caráter técnico-científico, o material foi organizado pelo diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Ailton Francisco da Rocha, com a colaboração de 15 técnicos da área, incluindo pesquisadores e servidores da Semac.

“Nós tivemos a grata satisfação de lançar dentro da programação do XVI Enrehse o livro ‘Sergipe: A água nossa água de cada dia’, composto por nove capítulos e todos eles escritos por técnicos que trabalham na gestão dos recursos hídricos no estado de Sergipe, abordando temas pautados na nossa experiência profissional, além dos instrumentos de gestão e o sistema de gerenciamento. Esse livro contou com a colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e genuinidade produzido por técnicos que compõem a Diretoria de Recursos Hídricos da Semac”, disse Ailton Rocha.

Disponibilizado inicialmente no formato e-book, o livro aborda a temática da água e da governança hídrica em nove capítulos bem estruturados e regidos de modo didático. O livro reúne quinze autores que compõem a Diretoria de Recursos Hídricos da Semac, para trazer para o público técnico e em geral, aspectos institucionais relativos à gestão dos recursos hídricos, a gestão e a governança, caracterização dos recursos hídricos como aspectos quantitativos e qualitativos, águas subterrâneas, monitoramento, autorização do uso, segurança hídrica, pacto das águas e segurança de barragens.

Segundo Ailton Rocha, as transformações climáticas exigem do gestor soluções robustas e proativas para garantir a segurança hídrica. “A escassez relativa da água está se tornando um dos maiores problemas da humanidade e a utilização racional dos recursos hídricos, considerando seus usos múltiplos, é, sem dúvida, um grande desafio a ser enfrentado”, destacou ele, enfatizado que e-book poderá ser utilizado não somente para consulta, mas também para citação bibliográfica.

/ Notícias / meio-ambiente

Sexta-Feira, 22 de Março de 2024 às 10:15:00