Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 21:00:00
Debate sobre a política de recursos hídricos e mudanças climáticas movimenta terceiro dia do XVI Enrehse

Nesta quinta-feira, 21, terceiro dia de atividades do XVI Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse), temas como a busca pela efetividade da política de recursos hídricos no estado e salinização de reservatórios foram debatidos durante a programação.

No período da manhã, a primeira palestra foi conduzida pelo promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional ao Rio São Francisco e Nascentes do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Sandro Luiz da Costa, que levou esclarecimentos sobre a Governança Ambiental das Águas e os Aspectos Jurídicos. “O objetivo é apresentar o sistema jurídico ambiental brasileiro de recursos hídricos, com ênfase na política nacional de recursos hídricos e apresentar um diagnóstico feito no fim do ano passado de algumas das principais causas de inefetividade da política estadual de recursos hídricos”, disse.

“Esse evento é muito importante para o calendário da Semana da Água do estado de Sergipe, porque traz exatamente o debate sobre sobre a relevância desse tema, que não é unicamente ambiental do ponto de vista da solidariedade humana. Hoje a água é uma questão de vida ou morte. Estamos sentindo os efeitos graves do aquecimento global, os nossos recursos hídricos estão sendo degradados e contaminados, e há uma necessidade urgente de que a humanidade trabalhe para além de não poluir, recuperar esses recursos”, acrescentou o promotor Sandro Costa.

Também contribuíram com o debate o professor Edson Oliveira e o promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de Sergipe, Eduardo Matos, que tratou sobre os efeitos das mudanças climáticas. “As alterações proporcionadas pela ação humana no planeta estão trazendo uma desordem global do ponto de vista climático e sistêmico. Os ecossistemas começam a demonstrar um estresse com toda essa situação, e isso vai alterando a vida, vai colocando em risco todas as formas de vidas. É preciso que haja uma conscientização geral para uma mudança de postura”, enfatizou Matos.

Encerramento

Nesta sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, o evento entra na fase final com premiação dos três melhores trabalhos apresentados durante as sessões técnicas. A entrega do prêmio e a sessão de encerramento serão realizadas no auditório do Núcleo de Competência em Petróleo e Gás de Sergipe (Nupeg), na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, das 9h às 10h. No período da tarde, no formato online, serão ministrados dois minicursos: Calibração automática do modelo hidrológico SWAT, por meio do SWAT-CUP; e Análise de dados de Precipitação no R.

/ Notícias / meio-ambiente

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 21:00:00