Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 às 12:30:00
Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Sergipe debate planejamento de ações para 2024
O colegiado tratou sobre o evento CIEA Nordeste, que será realizado em agosto, em Aracaju, para a construção de indicadores de políticas públicas para as comissões

Representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Sergipe (Ciease) realizaram na quarta-feira, 27, a primeira reunião ordinária de 2024, cujo objetivo foi discutir diversas pautas inerentes ao colegiado. A agenda compreendeu a adesão de novos membros, resultado de mobilização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), a fim de ampliar a representação dos segmentos no colegiado. O planejamento de ações para 2024 também foi discutido durante a reunião.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, as ações são formadas pelos grupos de colaboração, em que cada instituição, de acordo com o seu entendimento, pode colaborar. "Nós tivemos quatro grupos de colaboração (GCs), que estão ancorados no nosso Plano Estadual de Educação Ambiental de Sergipe. Eles estão trabalhando alguns eixos do próprio plano, para que a gente possa implementar esse instrumento que foi construído por muitas pessoas", enfatizou.

Os membros também discutiram a questão do decreto de regulamentação da Ciease. "Uma das incumbências de um dos grupos de colaboração é a regulamentação da própria comissão através de um novo decreto. Isso já foi encaminhado, a comissão está apreciando agora esse novo decreto, e a gente tem aí uma boa expectativa para que esse decreto seja publicado ainda neste primeiro semestre", explicou Isabelle Blengini.

"Também tratamos sobre o evento da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Nordeste (Ciea Nordeste), que será realizado aqui em Aracaju, em agosto, com a participação de todas as Cieas estaduais para contribuir com construção de indicadores de políticas públicas de educação ambiental para as comissões. Será um evento muito interessante, contando com a participação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que está propondo esse processo, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, (Anppea), do próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que está trabalhando na pesquisa e na plataforma para levantar esses dados", informou a gerente.

A comissão

A Ciease, instituída por meio do Decreto no 18.509 de 1999, é um espaço público colegiado, instituído pelo Poder Público Estadual, e tem como pauta promover a discussão, gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação das diretrizes para elaboração de planos, programas e projetos de Educação Ambiental em Sergipe, além de propor normativas e dispositivos legais que possam regulamentar os processos realizados neste âmbito.

Coordenada pelas secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e de Educação e Cultura (Seduc), a Ciease teve sua primeira reunião ordinária de 2024 contou com a participação da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), da Superintendência do Ibama em Sergipe, das Secretarias de Estado da Agricultura e Pesca (Seagri) e Turismo (Setur), do Instituto Federal de Sergipe (IFS), do Consórcio Público de Saneamento Básico do Baixo São Francisco (Conbasf), da Rede de Educação Ambiental de Sergipe (Rease), e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

/ Notícias / meio-ambiente

Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 às 12:30:00