Terça-Feira, 18 de Junho de 2019 às 18:58:00
Trabalhadores rurais de Capela recebem cartão e senhas do Programa Mão Amiga Cana

Nesta terça-feira (18) de junho, os trabalhadores do corte da cana residentes em Capela receberam os cartões e novas senhas da edição 2019 do Programa Mão Amiga Cana. Pago em quatro parcelas durante o período de entressafra do cultivo, o programa de transferência de renda é executado pelo governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit). Este ano, serão beneficiados 3.844 cortadores de cana de 21 municípios, totalizando quase R$ 3 milhões, oriundos do Fundo de Combate à Pobreza, a serem investidos. Até o final da próxima semana, os trabalhadores rurais dos demais municípios de atividade sulcroalcooleira receberão os cartões e senhas, para que possam fazer o saque da primeira parcela do benefício no próximo dia 30 de junho.

Liderando o ranking de municípios que fizeram inscrições este ano, Capela conta com 985 beneficiários. Para a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do município, Deisiane Melo, o programa representa a única fonte de renda para muitos cortadores de cana durante esta época. “A produção de cana é muito grande aqui. Mas, nesta época que não tem colheita, muitos deles - que têm filhos - acabam ficando sem renda. Com o benefício, os trabalhadores conseguem ter um recurso durante o período de entressafra”, afirmou.

Há 20 anos, o trabalhador rural Genival da Silva Santos atua no corte da cana, e disse que o Programa ajuda a manter as despesas no período sem colheita. “Deus dê um bom lugar ao ex-governador Marcelo Déda por ele ter criado o Mão Amiga. Se não tivesse o benefício, seria muito difícil. Com esse dinheiro, consigo pagar as contas de energia e água nesses meses que não temos renda. Lá para o mês de setembro começamos a cortar cana novamente. O período de safra dura cerca de quatro meses e a gente consegue produzir umas oito toneladas”, conta.

Presente na entrega, a vice-governadora Eliane Aquino pontuou que o Mão Amiga vem se consolidando através de diferentes gestões, ao longo de dez anos. “Este é um programa muito importante, estabelecido para além dos governos, que socorre os produtores na entressafra. Falo em nome do governador Belivaldo Chagas e em nome da minha estrelinha [Marcelo Déda], que idealizou esse programa. Mas nós queremos muito mais. Estamos buscando escolaridade para aqueles que tiveram que parar de estudar para trabalhar e qualificação profissional para gerar outras oportunidades de trabalho. É uma luta que será em conjunto entre os trabalhadores e os governos”, disse Eliane.

A secretária de Ação Social e do Trabalho de Capela, Larissa Mamlak, destacou o fato de o município ser o maior beneficiado pelo programa. “Agradeço ao governo de Sergipe por todo o apoio. É sempre uma grande alegria quando o Mão Amiga vem aqui. A gente sabe das dificuldades da entressafra, pois é um momento complicado, mas, com o apoio do governo, conseguimos amenizar esse sofrimento. Capela é um dos principais municípios privilegiados pelo programa. Então hoje é um dia de muita alegria”, destacou a secretária.

Representando a Secretaria de Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit), a superintendente, Heloisa Helena, destacou as atividades realizadas durante o programa. “Para além da transferência direta de renda, o Mão Amiga, que completa 10 anos em 2019, tem se preocupado em levar formação para os seus beneficiários através dos seminários que acontecem entre o pagamento da 3ª e 4ª parcelas, abordando temáticas em parcerias com o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), Universidade Federal de Sergipe, Federação dos Trabalhadores Rurais de Sergipe (FETASE), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Secretaria de Estado da Saúde e as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura, e a equipe da própria SEIT”, disse Heloisa.

Palestras

Os quase mil beneficiários residentes em Capela lotaram o Ginásio de Esportes do município para a solenidade de recebimento dos cartões e senhas. Na ocasião, os trabalhadores também assistiram a palestras acerca do Cadastro Único, com o coordenador estadual José Carlos Passos; e sobre Alimentação Adequada e Saudável, com a nutricionista Isabella Meneses - ambos técnicos da SEIT. “O primeiro requisito para receber o benefício do Mão Amiga é estar no Cadastro Único, que é o sistema de seleção e concessão de benefícios dos governos federal, estadual e municipal. Os programas sociais são para o público que estão em situação de extrema pobreza. Então precisamos passar para eles quais as suas responsabilidades, qual o papel do beneficiário, do estado e do município na prestação de informações para essa base de dados nacional”, explicou José Carlos Passos.

A palestra de Alimentação Adequada e Saudável teve a proposta de levar informações sobre segurança alimentar e o conteúdo disponível no Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Cidadania. “Os hábitos alimentares saudáveis vão desde a escolha até o consumo. Para isso, devemos priorizar a qualidade do alimento, a diversidade cultural, social e econômica, valorizar a oferta e o acesso aos alimentos in natura ou minimamente processados. O objetivo é que hábitos regionais não sejam esquecidos pelas gerações futuras e que a alimentação adequada e saudável exista de forma permanente e regular”, concluiu a nutricionista Isabella Meneses.

/ Notícias / inclusao-social

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019 às 18:58:00