Quarta-Feira, 18 de Abril de 2007 às 16:46:00
Representantes de municípios debatem sobre políticas públicas para mulheres

Na manhã desta quarta-feira, 18, órgãos governamentais do Estado e dos municípios participaram da reunião para a organização da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. Foram escolhidos quatro representantes para fazerem parte da comissão de trabalho. Os temas da Conferência são a discussão e avaliação do Plano Nacional, a elaboração de diretrizes para o Plano Estadual e a participação da mulher no espaço de poder. As discussões devem acontecer no Executivo e no Legislativo, para efetivar a cidadania da mulher dentro dos espaços de poder e de decisão.

“A sociedade tem uma dívida histórica com as mulheres. Por outro lado, os governos têm assumido o compromisso do desenvolvimento e da implementação de políticas públicas para elas. É importante discutirmos com a sociedade civil e com os organismos governamentais para uma parceria”, disse Neuza Malheiros, coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, ao ressaltar que na segunda-feira, 16, foi feita uma reunião com entidades não governamentais, quando foram escolhidos quatro representantes para participar da comissão de trabalho.

A coordenadora disse que é importante sensibilizar os entes públicos para a implementação dessas políticas, tanto no âmbito estadual, como municipal. O ponto de partida é o envolvimento de todos os municípios de Sergipe. A proposta é a definição de um calendário com Conferências Regionais para escolha dos delegados, seguido da Conferência Estadual que, possivelmente, acontecerá nos dias 2 e 3 de julho.

Para a representante de Nossa Senhora das Dores, Hortência Santos, é importante a atuação do Estado com os municípios para uma melhor representatividade. “Queremos um maior poder das ações na sociedade e definir os caminhos para a vida das mulheres. Estamos iniciando o processo com o Estado. Colocaremos o nosso potencial para que tudo seja bem desenvolvido. A sociedade machista é um fato histórico, mas a Conferência ajudará a institucionalizar o poder das mulheres na sociedade, tendo uma representatividade maior”.
/ Notícias / inclusao-social

Representantes de municípios debatem sobre políticas públicas para mulheres