Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020 às 10:30:00
Governo de Sergipe entrega cestas de alimentos para soropositivos assistidos pela Casa Janaína Dutra
Entrega regulariza fornecimento mensal para 500 beneficiários em situação de insegurança alimentar

Soropositivos assistidos pela Casa de Assistência Janaína Dutra passaram a receber as cestas de alimentos. Com a entrega, o fornecimento volta a ser regularizado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), através da diretoria de Assistência e Desenvolvimento Social /coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (CSAN). O benefício foi entregue a 500 assistidos, na última sexta-feira (21), e tem o objetivo mensal de proporcionar segurança alimentar aos pacientes em tratamento no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar).

Karine dos Santos, de 37 anos, é uma das 500 pessoas que recebem os alimentos todo mês na Casa de Assistência Janaina Dutra. Ela conta que o benefício é fundamental para a sua vida. “Já frequento aqui há alguns anos e todos os meses venho receber a cesta básica. Essa regularização da entrega é muito importante para nós, a cesta faz toda a diferença em minha vida. Com ela, ajudo minha família, minha mãe e meus irmãos. Não temos condições de comprar tantos alimentos. Só tenho a agradecer”, disse a beneficiária.

Através de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Funcep, a SEIAS realiza a compra das cestas de alimentos e as encaminha para a Casa de Assistência Janaína Dutra que, por sua vez, fica responsável pela distribuição mensal aos 500 beneficiários soropositivos. As cestas de alimentos referentes a fevereiro e março serão entregues no próximo mês.

A segurança alimentar ajuda a minimizar os efeitos da medicação administrada pelos pacientes soropositivos, como explica a assistente social da CSAN, Luzineide Almeida. “Todos os meses, quando as cestas chegam, a coordenadoria vem acompanhar o recebimento e avaliar os produtos, a qualidade dos itens e as validades. Temos esse cuidado, pois os beneficiários são pacientes especiais em tratamento, vindos de vários municípios sergipanos, como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, entre outros”, destacou a assistente social.

Integrante da diretoria da Casa de Assistência Janaina Dutra, Fabrícia Marques conta quais são os critérios para recebimento do benefício. “A distribuição das cestas de alimentos é feita para Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA), que estão em situação de carência, inscritas no Cadastro Único e que estejam em tratamento no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), órgão que realiza o encaminhamento para a lista de beneficiários. As cestas são imprescindíveis para a população que vive nessa situação de vulnerabilidade e que precisam muito desses alimentos”, afirmou Fabrícia.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2020 às 10:30:00