Quarta-Feira, 21 de Março de 2007 às 12:06:00
Governo do Estado integra Comitê de Segurança Alimentar

O Governo do Estado vai fazer parte do Comitê de Segurança Alimentar. Nesta terça-feira, 20, uma reunião na Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids) marcou a entrada da pasta como um dos representantes do Governo no Comitê. Formada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), responsável pelo fornecimento das cestas de alimentos, e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Sergipe (Incra-SE), responsável pela distribuição, a entidade fez a reunião para angariar a participação de outros órgãos no trabalho.

A Seids vai coordenar as atividades, como a distribuição das cestas de alimentos. “A gente quer contribuir não só para agilizar o processo, mas também para centrar um debate em torno da educação da segurança alimentar, que passa por toda uma formação”, disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes.

Segundo o superintendente regional do Incra-SE, Carlos Fontenele, a entrada da Seids no comitê é de fundamental importância. “Como o Incra trabalhava praticamente só, não conseguia atuar com as outras políticas que envolvem a segurança alimentar, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, coisas que os trabalhadores dos acampamentos e em situação de insegurança alimentar precisam e a gente não conseguia atender”, disse ele.

A reunião aconteceu para conquistar novos parceiros e contou com a participação da Conab-BA/SE, do Incra-SE, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro), da Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), Embrapa, Ibama, entre outros. A Pronese também fechou sua participação. “Como empresa pública, a Pronese vai viabilizar e otimizar as ações como fonte auxiliar na execução das atividades para minimizar o tempo e melhorar a distribuição”, explicou José Macedo Sobral, presidente da Pronese.

Cesta de alimentos

A cesta de alimentos é composta por feijão, arroz, óleo, açúcar, farinha de mandioca, macarrão, leite em pó e fubá, totalizando cerca de 22 quilos. Treze mil famílias serão atendidas pelo Comitê em 173 acampamentos em Sergipe. Segundo a representante da Conab BA/SE, Rose Viana, toda a cesta é montada com produtos adquiridos com o Programa da Agricultura Familiar, diminuindo o custo e possibilitando o aumento das cestas.

Rose explicou também que o programa do Comitê é realizado através de convênio estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) como política emergencial do Fome Zero, que tem a Conab e o Incra como parceiros. “A Secretaria de Inclusão Social ficará com a coordenação e a distribuição dos alimentos, além de agregar outras atividades. Tivemos a garantia de que a ação não se encerrará com a distribuição dos alimentos, mas terá ações complementares na segurança alimentar e nutricional com outros ingredientes”, disse ela.

/ Notícias / inclusao-social

Governo do Estado integra Comitê de Segurança Alimentar