Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2007 às 03:50:00
Governo do Estado debate ações preventivas com prefeitos do Baixo São Francisco

A Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social realizou nesta sexta-feira, 9, uma reunião com prefeitos do Baixo São Francisco para planejar ações para minimizar possíveis efeitos de enchentes em cidades banhadas pelo rio São Francisco. A reunião atende a uma determinação do governador de Sergipe, Marcelo Déda, que orientou as secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e da Casa Civil para organizar medidas preventivas em virtude do aumento das barragens do rio. Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado da Saúde e do Samu Estadual.

De acordo com a secretária de Inclusão Social, Sônia Meire Azevedo, o objetivo da reunião foi promover uma ação articulada entre o Governo do Estado e os municípios, com soluções preventivas seguidas de ações sociais. "A Defesa Civil já iniciou um levantamento prévio da situação dos municípios, mas é necessário conhecê-los a fundo. Por isso, este contato é importante", disse Sônia Meire.

"Esta reunião foi extremamente positiva, porque os prefeitos compreenderam a nossa preocupação e a nossa intenção de prevenir

Fotos: Janaína Santos/ASN

danos à comunidades numa situação de emergência. Todos os prefeitos se colocaram à disposição e já temos encaminhamentos concretos e viáveis, para desenvolvermos um plano de ação ágil e eficaz", afirmou a secretária.

Uma das definições da reunião é a criação da chamada Sala de Situação, uma espécie de central que reunirá todos os órgãos envolvidos em situações de seca, enchente e outras necessidades. A Sala será coordenada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e reunirá Defesa Civil, Samu Estadual e outros setores da Secretaria de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

"Sempre que Sergipe precisar, esta comissão vai entrar em ação", disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Nailson Santos, que assumiu a Coordenação da Defesa Civil. "Nós temos problemas, mas ainda não estamos numa situação crítica. Como a enchente não depende só da vontade do ser humano, mas da natureza, estamos nos preparando para evitar maiores problemas", afirmou o novo coordenador da Defesa Civil.

Nesta segunda-feira, dia 12, será realizada uma reunião com os órgãos que comporão a Sala de Situação, para que ela entre em funcionamento.

Prevenção

Para o prefeito de Neópolis, José Teixeira, a ação é importante para o município, que está em um bolsão de pobreza muito grande, onde as principais atividades estão em crise. "Naturalmente, as necessidades da população se acentuam. Temos a crise do arroz, por exemplo, e só com providências das escalas de governo, sejam elas federal, estadual ou municipal, que iremos minimizar o problema", disse Teixeira.

Segundo a prefeita de Poço Redondo, Iziane Oliveira, a principal preocupação na cidade é com os povoados ribeirinhos. "Povoados como Curralinho, São José, Cajueiro e Jacaré, este último já isolado, nos preocupam muito. Temos uma população ribeirinha com perigo de enchente e, por outro lado, pessoas na seca. Mas o coordenador da Defesa Civil já esteve em Poço Redondo e identificou que a seca é grande e ampliou o número de carros-pipa, de seis para nove, dando uma maior assistência", disse a prefeita.

O prefeito Paulo Britto, de Propriá, afirmou que a reunião com os prefeitos mostra que a relação do Governo do Estado com as administrações municipais mudou. "Em tão pouco tempo de gestão, já estivemos direto com o governador por três vezes. Isso mostra o respeito que o governador Marcelo Déda tem com todos os prefeitos, independente da questão partidária. Os programas sociais do Governo Lula têm minimizado a problemática das famílias mais carentes, que têm saído da miséria absoluta. Com o Plano de Aceleração de Crescimento, as coisas começarão a melhorar", disse Paulo Britto.

Carlos Augusto Ferreira, prefeito de Brejo Grande e presidente da Associação dos Municípios do Baixo e Vale do São Francisco, destacou a importância de ações preventivas para as cheias do rio São Francisco. Essa opinião é compartilhada pelo coordenador político do município de Ilha das Flores, Eurico Leite Lisboa. "Ações como esta reunião são de suma importância, uma vez que a antecipação do Governo do Estado elimina a possibilidade de possíveis catástrofes na região".

/ Notícias / inclusao-social

Governo do Estado debate ações preventivas com prefeitos do Baixo São Francisco