Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2019 às 17:15:00
Desfile encerra 1ª etapa do Projeto Inventa Moda com peças produzidas por jovens do Santa Maria
Parceria entre Governo de Sergipe e curso de Design de Moda da Unit incentiva empoderamento e autonomia da juventude negra da periferia

Com o intuito de dar visibilidade às peças produzidas ao longo dos dois meses de realização do Projeto Inventa Moda, a secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) e a Universidade Tiradentes (Unit) realizaram na tarde da última terça-feira (17), o desfile de encerramento da primeira turma do projeto, na Escola João Paulo II, no Bairro Santa Maria. A matéria prima utilizada no Inventa Moda é o excedente das roupas doadas à SEIT pela população sergipana na época das chuvas de julho. Através de oficinas de Moda e Customização, o projeto busca capacitar a juventude da periferia, fomentando sua autonomia e empoderamento, através da economia criativa e do empreendedorismo social.

De acordo com o diretor de Inclusão e Direitos Humanos da Seit, João Martins, após essa primeira fase, o projeto deverá ter continuidade. “A gente está fechando o que acreditamos ser apenas a primeira etapa do projeto. Já existe um diálogo com a UNIT para dar continuidade, a fim de que seja um projeto contínuo. Neste ciclo que se encerra agora, tivemos uma produção de 39 peças e o desfile é importante tanto para dar visibilidade às peças, como também para dar um lugar de destaque às pessoas que participaram do processo, que customizaram as roupas e que são as mesmas pessoas que desfilaram”, afirmou.

O desfile contou com a presença dos alunos e professores da escola, além da comunidade local e familiares dos alunos do projeto; sendo conduzido por Adriana Lohanna, referência técnica LGBTQI+ da Seit. “A importância desse momento é você estar percebendo que é interessante se recriar. O Inventa Moda é esse processo de criação, de customização de roupas, em que esses adolescentes têm uma alternativa à situação de vulnerabilidade social em que se encontram, através do acesso a um espaço como esse, de criação e alta costura. Estar hoje vestida de 'Inventa Moda' é um grande orgulho para mim, porque eu estou colocando para a sociedade que é possível sim, ir do lixo ao luxo”, destacou Lohanna, que também foi modelo de algumas das peças criadas pelo projeto.

Para uma das acadêmicas do curso de Design de Moda da Unit, que orientou os alunos ao longo do projeto, Geniclaudia Garção, o desfile vem para fechar com chave de ouro todo o esforço e aprendizado da primeira turma. “Eu gostei de aprender muito com os alunos, que já têm uma bagagem. Nós desenvolvemos roupas com técnicas da nossa área, servindo de aprendizados para os alunos, para nós, estagiárias, professores e monitoras. O projeto é muito importante porque dá valor a peças que não têm mais uso, e depois dá uma repaginada na peça fazendo customização, recriando uma peça que já existe, além de motivar os jovens que participam”, avaliou.

Além da produção e customização das roupas, o estudante Daniel Santos também desenhou suas peças antes de produzi-las. “Eu quis participar do projeto porque já sabia desenhar e costurar, então eu quis unir o útil ao agradável. Eu já tinha um curso estilista e fui para o curso Inventa Moda, pois é um curso de corte e costura, então foi bom para ampliar meus conhecimentos e ter um currículo melhor. Achei um projeto maravilhoso e espero que seja replicado em todas as comunidades”, ressaltou. Dentre as 39 peças de roupas produzidas pelos alunos, parte será disponibilizada para jovens de maneira gratuita na futura loja social da SEIT. O acesso às peças se dará através de uma parceria com a Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para tanto, basta fazer o cadastro no ID jovem, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de qualquer comunidade e apresentar o ID na ocasião, para a seleção da peça a ser adquirida.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2019 às 17:15:00