Quarta-Feira, 28 de Março de 2007 às 07:00:00
Conferências discutem segurança alimentar em Sergipe

Começou na segunda-feira a II Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”. O Estado foi dividido em cinco regiões para a realização das conferências sub-regionais, com o objetivo de preparar os representantes dos municípios para a Conferência Estadual. Nesta quarta-feira, 28, será realizada a reunião da região do Agreste, em Itabaiana.

A primeira sub-regional aconteceu na região do Sertão. Com organização da cidade-sede, Nossa Senhora da Glória, e participação dos demais municípios da região (Canindé do São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre, Poço Redondo e Porto da Folha), a Conferência conta com o apoio da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids), do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Estadual) e do Sebrae.

“Nós estamos trabalhando conceitos, como segurança alimentar e nutricional, insegurança alimentar e fome, soberania alimentar, direito humano à alimentação adequada e muitos outros através de palestras, motivando debates e a participação efetiva da plenária”, disse Mirsa Leite, chefe do Departamentode Segurança Alimentar (DAS) da Seids. “Tivemos uma participação excelente, com uma boa representatividade da sociedade civil, através de movimentos sociais, populares, conselhos, comunidades quilombolas”, acrescentou Mirsa.

Durante todo o dia, aconteceram palestras, debates, apresentações, como a do Grupo Luz do Sol, de portadores de necessidades especiais, e exposições de produtos da região, como derivados de leite de cabra e vaca, frutas, raízes, suco de palma. Foram desenvolvidos trabalhos em grupo, onde os participantes descreveram a realidade local e montaram um diagnóstico da região, apontando os problemas da insegurança alimentar, lançando propostas a fim de garantir melhores condições de segurança alimentar e nutricional e apontando possíveis parcerias, buscando a promoção da intersetorialidade.

As conferências sub-regionais acontecem em mais quatro regiões. Veja as datas.

28/3 – AgresteLocal: Itabaiana, na CDL, das 7h30min às 17h30min Municípios: Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Cumbe, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.

30/3 – Centro-Sul e SulLocal: BoquimMunicípios: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba.

2/4 – Baixo São FranciscoLocal – PropriáMunicípios: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Brejo Grande, Canhoba, Capela, Cedro de São João, Ilha das Flores, Malhada dos Bois, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Pacatuba, Propriá, Santana do São Francisco, São Francisco, Siriri e Telha.

3/4 – Aracaju e Grande AracajuLocal: AracajuMunicípios: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas e São Cristóvão.

/ Notícias / inclusao-social

Conferências discutem segurança alimentar em Sergipe
Quarta-Feira, 28 de Março de 2007 às 07:00:00

As conferências sub-regionais acontecem em mais quatro regiões. Veja as datas.