Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 às 17:30:00
Beneficiários do Aluguel Social no bairro Santa Maria recebem oferta de serviços do NAT
Esta foi a segunda ação integrada entre diretorias estaduais de Assistência Social e de Trabalho e Renda

Na manhã desta quarta-feira, 23, os beneficiários do programa estadual de Aluguel Social do bairro Santa Maria receberam, no Espaço Cuidar, a oferta dos serviços de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), cadastro no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para intermediação de mão de obra, e inscrições para os cursos de recepcionista, vendas e auxiliar administrativo, através do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Este foi o segundo dia de ação integrada entre as diretorias de Assistência Social e de Trabalho e Renda, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit). Os cursos são exclusivos para mulheres cadastradas no Aluguel Social e as aulas terão início nesta quinta-feira, 24, no Espaço Cuidar do bairro Santa Maria.

O objetivo da ação é oportunizar os serviços do NAT como uma forma de auxiliar os beneficiários a saírem da situação de vulnerabilidade social, de acordo com a diretora de Assistência Social da Seit, Inácia Brito. “É uma ação integrada do NAT para o público beneficiário do Aluguel Social. Com capacitações e intermediação de mão de obra, o intuito da atividade é promover a inclusão no mercado de trabalho para crescimento e independência do público que recebe o benefício transitório do programa estadual de Aluguel Social e, com isso, ajudar na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, comentou.

Desempregada há cerca de um ano, Michaelle da Rocha Cruz aproveitou a oportunidade para se inscrever no curso de recepcionista e disse que está ansiosa para o início das aulas. “Esses serviços que estão sendo oferecidos pra gente são uma ótima oportunidade, pois muitos conseguiram uma casa através do Aluguel Social, mas não têm emprego para sustentar a família. Me inscrevi para o curso de recepcionista porque desejo me especializar e, futuramente, conseguir um emprego para colocar em prática tudo que aprendi durante as aulas”, disse.

Márcio Augusto dos Santos, de 20 anos, também é beneficiário do Aluguel Social e viu nesta ação uma oportunidade de ingressar pela primeira vez no mercado de trabalho. “Soube desse evento através de uma vizinha, que me disse que o NAT estaria aqui no bairro realizando alguns serviços. Como o índice de desemprego no Brasil está muito alto, vim aproveitar essa oportunidade de hoje para conseguir encaminhamento para alguma vaga de emprego”, informou.

De acordo com o diretor para Políticas de Trabalho e Renda da Seit, Diego Matos, promover a inclusão pela renda é uma das premissas da Secretaria. “Além de disponibilizar cursos para mulheres beneficiárias do programa estadual de Aluguel Social, desenvolvido pela diretoria de Assistência Social da Seit, levamos todos os serviços do NAT, como emissão de Carteira de Trabalho, o cadastro de intermediação de mão de obra e disponibilizamos algumas vagas de emprego e, caso as pessoas estejam no perfil, sairão já encaminhadas. Ações como esta são importantes também para conscientizar as pessoas sobre a importância da qualificação para a entrada no mercado de trabalho”, explicou.

/ Notícias / inclusao-social

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 às 17:30:00