Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2021 às 11:15:00
Adolescentes socioeducandos do regime fechado recebem oportunidades de emprego
Projeto é realizado em parceria entre Fundação Renascer, Senac, MPE, MPT e empresa privada

O Projeto Jovem Aprendiz, que representa uma chance de vida melhor com oportunidade de emprego para os adolescentes, foi iniciado em outubro de 2020 por uma parceria firmada entre a Fundação Renascer, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Empresa Novo Conceito N/C Vigilância. Por meio da iniciativa, 48 socioeducandos, que cumprem medidas em regime fechado em unidades socioeducativas administradas pela Fundação Renascer, conseguiram ingressar no mercado de trabalho.

Ao longo do curso, os socioeducandos tiveram 20 encontros, com aulas presenciais e remotas, em salas equipadas com computadores e auxílio presencial de instrutores, focando em assuntos voltados às áreas de Auxiliar Administrativo, Recursos Humanos, Técnica em Recepção e Escritório, totalizando carga horária de 80 horas complementares. Após esse período de capacitação, os 48 adolescentes que participam do projeto estão desenvolvendo atividades administrativas em diversos locais como bibliotecas, Poder Judiciário, setores da Fundação Renascer, Centro de Atendimento e Rede Estadual de Ensino. Dois deles trabalham com carteira assinada.

Segundo o diretor Operacional da Fundação Renascer, Carlos Viana, o estágio é remunerado e os socioeducandos recebem bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo e auxílio-transporte. “A carga horária de trabalho é de 20 horas semanais. Após os jovens iniciarem o estágio, a grade curricular ficou dividida em duas formas: segunda e terça-feira (aula teórica) na sede da unidade que o adolescente faz parte; e quarta a sexta-feira, estágio”, detalha.

Para o jovem B.V, de 19 anos, que desenvolve a atividade na rede de ensino, a perspectiva é de mudança e bom desempenho na área de trabalho. “Por poder colaborar com ideias no dia a dia no ambiente de trabalho do qual faço parte, me sinto uma pessoa importante. Estou notando que meus objetivos estão sendo alcançados. Estou fazendo a junção de conteúdos teóricos e aplicando na prática. Isso está sendo muito importante pra mim”, disse o adolescente, satisfeito com a oportunidade.

De acordo com o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira, a iniciativa é uma conquista fundamental para todos que trabalham em prol da socioeducação. “A Fundação só tem a agradecer por esse empenho dos nossos parceiros. É importante que atividades como essa se desenvolvam para que, ao saírem das unidades, esses adolescentes tenham experiência profissional no mercado de trabalho”, ressaltou.

Para a adolescente C.P, de 18 anos, da Unidade Socioeducativa Feminina (Unifem), a experiência adquirida é fundamental. Ela está estagiando no Gabinete da Fundação Renascer desenvolvendo atividades administrativas. “Estou aprendendo muitos assuntos que nem fazia ideia, a exemplo de fazer ofício, como se comportar no ambiente de trabalho. Levando em consideração esses fatores, eu consigo acreditar em projetos bons para o meu futuro, desenvolvendo um trabalho excelente e me somando de forma positiva para o mercado de trabalho e para o órgão”, concluiu.

/ Notícias / inclusao-social

Adolescentes socioeducandos do regime fechado recebem oportunidades de emprego