Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 17:45:00
Secretaria do Trabalho disponibiliza qualificação no ‘Sergipe é aqui’
Durante o governo itinerante, em Cedro de São João, foram realizados oficinas, inscrições, cadastros e atendimentos do Núcleo de Apoio ao Trabalho

Mais uma edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’ com grande procura dos cidadãos. Na Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a busca por qualificação deu a tônica da 25ª edição do evento, realizada no município de Cedro de São João, nesta quinta-feira, 4. Houve inscrições para os cursos profissionalizantes e oficinas de artesanato, além dos atendimentos do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e serviços da Economia Solidária, setores vinculados à pasta.

A estudante Geisily Aquino, de 21 anos, garantiu a sua participação no curso de salgados de lanchonete e confeitaria artesanal. “Estou buscando aprender para botar em prática e ter uma renda”, conta a jovem.

Além deste curso, os cedrenses também puderam se inscrever para cursos de produtor de derivados de leite e produtor de embutidos e defumados, ofertados pela Seteem no município, por meio do programa Qualifica Sergipe, uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (Senai/SE). "As inscrições começaram desde segunda-feira passada aqui. Estamos dando uma continuidade e quem ainda tiver interesse, basta ir no Cras das 8h às 12h e das 13h30 às 16h para ter uma vaga nesses cursos", informou a diretora de Assistência Social Municipal, Naira Almeida.

Artesanato
Ainda contemplando o aperfeiçoamento profissional, a Diretoria de Artesanato da Seteem promoveu uma oficina de arte com reciclagem de CD para as artesãs de Cedro de São João. A partir de retalhos de tecidos e CDs sem utilidade, a artesã e oficineira Josenilde Oliveira mostrou aos presentes como reaproveitar os materiais. "Dá para usar como lembrancinha para qualquer evento, dependendo do tema. Também recicla e protege o meio ambiente, podendo ser levado para escolas para conscientização dos estudantes", orienta a oficineira sobre o uso do produto adquirido após a oficina.

Dona Maria Lúcia Freire, aos 83 anos, fez questão de participar da oficina de artesanato e mostrou o resultado dela. “Fiz agora, aqui. Gostei bastante, achei boa e a professora excelente”, disse ela que é artesã e trabalha com a tipologia do ponto cruz, que é bem forte tradição na cidade.

Com grande presença e participação das artesãs cedrenses, a responsável pela Diretoria de Artesanato da Secretaria do Trabalho, Daiane Santana, aproveitou a ocasião para conversar com as profissionais. Ela passou orientações e informações ao mesmo tempo em que pôde ouvir as demandas das expositoras.

Economia solidária

E, no espaço montado na Praça de Eventos de Cedro de São João, pai e filha representaram o setor da Economia Solidária, área também contemplada pela Seteem. Um faz e a outra comercializa bolos caseiros, uma tradição familiar. "A gente aprendeu a fazer para sobreviver e, hoje, com esse grande evento, está sendo uma oportunidade de mostrar. São feitos com ingredientes naturais e frescos daqui da região”, conta Vanessa Martins, ao lado de seu pai Vilobaldo Martins, mais conhecido na cidade como ‘Lola dos bolos’.

O espaço para alimentação do qual eles fazem parte é sempre parada obrigatória nas 25 edições do ‘Sergipe é aqui’. E nos atendimentos prestados pelo NAT a maior procura é a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital, além do cadastro para o Programa Primeiro Emprego (PPE), sendo sempre um dos primeiros postos a iniciar o atendimento aos cidadãos sergipanos.

Para o secretário Jorge Teles, a presença da Secretaria do Trabalho no ‘Sergipe é aqui’ aproveita o novo momento econômico do estado. “Um momento de oportunidade, de geração de emprego e renda e nós estamos aqui com todos os mecanismos para apoiar e fortalecer o empreendedorismo sergipano”, analisa o gestor da Seteem.

/ Notícias / governo

Secretaria do Trabalho disponibiliza qualificação no ‘Sergipe é aqui’