Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 18:15:00
Programa Ouvidoria Mirim promove experiências de cidadania durante o 'Sergipe é aqui' em Cedro de São João
Alunos da Escola Municipal Padre Manoel Guimarães foram os protagonistas das dinâmicas do Programa Ouvidoria Mirim realizadas pela Secretaria da Transparência e Controle

Na 25ª edição do 'Sergipe é aqui', em Cedro de São João, os alunos da Escola Municipal Padre Manoel Guimarães foram os protagonistas das dinâmicas do Programa Ouvidoria Mirim realizadas pela Secretaria da Transparência e Controle, por meio da Ouvidoria Geral do Estado.

Durante as rodas de conversa eles conheceram o serviço de ouvidoria oferecido pelo Governo do Estado e aprenderam com os exemplos do dia a dia deles as noções básicas de cidadania. E no contexto das dinâmicas tiveram a oportunidade de aplicar na prática o aprendizado sobre como exercer seus direitos enquanto cidadãos.

No momento da passagem do governador Fábio Mitidieri pelo estande, com a prefeita de Cedro, Layana Costa, e com os professores e a direção da escola, duas alunas representando os demais estudantes fizeram a leitura de uma carta solicitando o apoio do governo para a revitalização da Lagoa Salomé, um dos pontos turísticos do município. Em seguida, a diretora da EMEF Padre Manuel Guimarães, Maria Ubiraci Melo Nunes, reforçou a solicitação fazendo a entrega de um abaixo-assinado elaborado pelos próprios alunos à secretária de Transparência e Controle, Silvana Lisboa, e ao ouvidor geral do Estado, Helber Andrade.

Parabenizando a iniciativa dos estudantes, o governador elogiou a participação dos alunos: “O texto é maravilhoso, que manifesta o desejo de ver a Lagoa Salomé preservada e cuidada. Esse cuidado parte de uma consciência coletiva. Isso mostra a consciência ambiental, de sustentabilidade e da importância que a lagoa teve no passado e que tem hoje para vocês. Então, essa é uma reivindicação que projeta benefícios também para os filhos e netos de vocês”, externou o governador.

Para a secretária Silvana Lisboa, o momento retratou o propósito do trabalho, que é estimular o diálogo da população com a gestão pública, fortalecendo o serviço de ouvidoria: "Aqui em Cedro de São João, as crianças tiveram uma experiência concreta sobre como funciona uma ouvidoria e como o cidadão pode exercer seus direitos. Proporcionamos uma ação de cidadania que abriu as portas para uma iniciativa espontânea desses jovens: identificaram uma necessidade local, tomaram a iniciativa de buscar assinaturas entre eles para referendar a solicitação, escreveram uma carta e entregaram diretamente ao governador. Esse é maior exemplo de cidadania que fica para esses jovens com o Programa Ouvidoria Mirim", explicou a secretária.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 18:15:00