Mais de 30 alunos do Ensino Fundamental das escolas Amarise Soares Cavalcante, Afonso de Oliveira Fortes, João da Silva Barrozo e Agesislao Batista Martins Soares, ligadas à rede municipal de educação de Santana do São Francisco, participaram nesta quinta-feira, 25, das ações educativas do Programa Ouvidoria Mirim do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Transparência e Controle (SETC) durante a programação da 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’.
O ‘Ouvidoria Mirim’ é a forma como o Governo do Estado busca despertar nos alunos do ensino fundamental a consciência sobre cidadania e, dessa maneira, estreitar a relação da comunidade escolar com a gestão pública.
A atividade tem o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Controle Interno de Santana do São Francisco e acontece por meio de rodas de conversa em que a equipe da Ouvidoria Geral do Estado explica sobre o que é uma ouvidoria, qual a função, para que existe, de que forma ela funciona e como a participação popular transforma a sociedade. As crianças também conheceram como funciona o sistema de registro de manifestações e acompanharam todo o processo até o retorno ao cidadão sobre a manifestação. Nessa edição, a Agrese participou de uma das apresentações, levando informação às crianças sobre o funcionamento de uma agência reguladora.
O ouvidor geral do Estado, Helber Andrade, explicou que, com esse foco, os jovens estudantes aprendem que o serviço de ouvidoria tem como uma das suas funções dar voz ao cidadão e possibilitar sua efetiva participação na administração pública. E o cidadão participa oferecendo sugestões para melhoria dos serviços, fazendo observações de correção e também opinando ativamente no desenvolvimento das ações do governo que levem benefícios para a população.
“O trabalho é idealizado para que, de forma lúdica, possamos levar noções de cidadania e estímulo à participação dos jovens para contribuírem na melhoria constante da prestação do serviço público. Nesse contexto, o serviço de ouvidoria se configura como um espaço participativo de interesse de toda a sociedade”, disse.
A secretária municipal de Educação de Santana do São Francisco, Mércia de Fátima Oliveira Dias, ressaltou a importância do trabalho realizado. “Foi um trabalho feito com muito amor e dedicação. Vocês trouxeram uma bagagem muito vasta, muito grande de conhecimento. A maioria das pessoas não tinha conhecimento do que realmente seria o serviço da Ouvidoria, então eu acredito que foi um grande aprendizado para a pessoa, para todos aqui que tiveram o prazer de ficar nesse momento com vocês”, declarou.
O secretário municipal de Controle Interno e Ouvidor Municipal, Johnathan Santos Rocha, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado. “É muito importante o que o Estado está fazendo, tendo essa visão, de ouvir a juventude, porque a juventude tem uma visão mais ampla, fala o que realmente está acontecendo. Às vezes, um adulto não quer falar o que está ocorrendo na prestação do serviço público, e a criança pode trazer aquela informação e incentivar o adulto a entender que a Ouvidoria é uma forma de ajudar a população. É muito bom o que o Estado está fazendo, aproximando as crianças e a escola da ouvidoria, caminhando para a melhoria do serviço público”, explicou.
Para a estudante Emilly Helloá Santos Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes, a Ouvidoria Mirim foi um momento de aprendizado. “Interessante saber que a gente tem alguém com quem a gente pode conversar sobre algumas coisas que estão nos incomodando e também coisas que a gente vê que estão valendo a pena. Aprendi que todos nós temos os nossos direitos, e é nosso direito falar sobre algo que está nos incomodando, como também para elogiar algo. Aprendi que a gente tem a nossa voz em todos os lugares”, afirmou.
Ainda entre as ações da Secretaria de Estado da Transparência e Controle no ‘Sergipe é aqui’ em Santana do São Francisco, foram realizadas panfletagens e orientação sobre o serviço de Ouvidoria, além da disponibilização do atendimento presencial e a Agrese se integrou às ações mostrando como funciona uma agência reguladora.
Mais de 30 alunos do Ensino Fundamental das escolas Amarise Soares Cavalcante, Afonso de Oliveira Fortes, João da Silva Barrozo e Agesislao Batista Martins Soares, ligadas à rede municipal de educação de Santana do São Francisco, participaram nesta quinta-feira, 25, das ações educativas do Programa Ouvidoria Mirim do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Transparência e Controle (SETC) durante a programação da 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’.
O ‘Ouvidoria Mirim’ é a forma como o Governo do Estado busca despertar nos alunos do ensino fundamental a consciência sobre cidadania e, dessa maneira, estreitar a relação da comunidade escolar com a gestão pública.
A atividade tem o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Controle Interno de Santana do São Francisco e acontece por meio de rodas de conversa em que a equipe da Ouvidoria Geral do Estado explica sobre o que é uma ouvidoria, qual a função, para que existe, de que forma ela funciona e como a participação popular transforma a sociedade. As crianças também conheceram como funciona o sistema de registro de manifestações e acompanharam todo o processo até o retorno ao cidadão sobre a manifestação. Nessa edição, a Agrese participou de uma das apresentações, levando informação às crianças sobre o funcionamento de uma agência reguladora.
O ouvidor geral do Estado, Helber Andrade, explicou que, com esse foco, os jovens estudantes aprendem que o serviço de ouvidoria tem como uma das suas funções dar voz ao cidadão e possibilitar sua efetiva participação na administração pública. E o cidadão participa oferecendo sugestões para melhoria dos serviços, fazendo observações de correção e também opinando ativamente no desenvolvimento das ações do governo que levem benefícios para a população.
“O trabalho é idealizado para que, de forma lúdica, possamos levar noções de cidadania e estímulo à participação dos jovens para contribuírem na melhoria constante da prestação do serviço público. Nesse contexto, o serviço de ouvidoria se configura como um espaço participativo de interesse de toda a sociedade”, disse.
A secretária municipal de Educação de Santana do São Francisco, Mércia de Fátima Oliveira Dias, ressaltou a importância do trabalho realizado. “Foi um trabalho feito com muito amor e dedicação. Vocês trouxeram uma bagagem muito vasta, muito grande de conhecimento. A maioria das pessoas não tinha conhecimento do que realmente seria o serviço da Ouvidoria, então eu acredito que foi um grande aprendizado para a pessoa, para todos aqui que tiveram o prazer de ficar nesse momento com vocês”, declarou.
O secretário municipal de Controle Interno e Ouvidor Municipal, Johnathan Santos Rocha, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado. “É muito importante o que o Estado está fazendo, tendo essa visão, de ouvir a juventude, porque a juventude tem uma visão mais ampla, fala o que realmente está acontecendo. Às vezes, um adulto não quer falar o que está ocorrendo na prestação do serviço público, e a criança pode trazer aquela informação e incentivar o adulto a entender que a Ouvidoria é uma forma de ajudar a população. É muito bom o que o Estado está fazendo, aproximando as crianças e a escola da ouvidoria, caminhando para a melhoria do serviço público”, explicou.
Para a estudante Emilly Helloá Santos Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Afonso de Oliveira Fortes, a Ouvidoria Mirim foi um momento de aprendizado. “Interessante saber que a gente tem alguém com quem a gente pode conversar sobre algumas coisas que estão nos incomodando e também coisas que a gente vê que estão valendo a pena. Aprendi que todos nós temos os nossos direitos, e é nosso direito falar sobre algo que está nos incomodando, como também para elogiar algo. Aprendi que a gente tem a nossa voz em todos os lugares”, afirmou.
Ainda entre as ações da Secretaria de Estado da Transparência e Controle no ‘Sergipe é aqui’ em Santana do São Francisco, foram realizadas panfletagens e orientação sobre o serviço de Ouvidoria, além da disponibilização do atendimento presencial e a Agrese se integrou às ações mostrando como funciona uma agência reguladora.