Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024 às 18:12:00
Prato do Povo chega à marca de 115 mil refeições entregues
Marco foi alcançado nos 21 municípios que fazem parte da primeira fase do programa

O Governo do Estado tem avançado em seu propósito de garantir segurança alimentar e nutricional à população sergipana. De fevereiro a abril deste ano, o Prato do Povo chegou à marca de 115 mil refeições entregues nos 21 municípios que integram a primeira fase do programa. A medida, que beneficia mais de 11,7 mil famílias, representa mais qualidade de vida e dignidade para a população em vulnerabilidade social e econômica de Sergipe.

O Prato do Povo viabiliza a entrega de até 4,2 mil refeições diárias, prontas e balanceadas, de segunda a sexta-feira, no horário do almoço. Em fevereiro, foram 14.373 pratos oferecidos a 5.733 beneficiários em 2.177 famílias. Em março, foram 60.687 refeições para 5.174 famílias, o que representa 13.359 pessoas. Em abril, até o momento, o número de pratos chegou a 39.332 para 11.526 pessoas, ou 4.355 famílias. Foram mais de 11,7 mil famílias contempladas, o que ultrapassa 30 mil pessoas alcançadas.

No médio sertão, o programa contempla os municípios de Cumbe, Feira Nova, Itabi e Graccho Cardoso. Por lá, foram 28.974 refeições distribuídas. No agreste, fazem parte Macambira, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Pinhão e Pedra Mole. A região teve 22.939 pratos entregues. No leste, estão presentes Santa Rosa de Lima, Siriri e General Maynard, com 21.123 refeições. No baixo São Francisco, Santana do São Francisco, Telha, Canhoba, Muribeca, Ilha das Flores, Malhada dos Bois e São Francisco estão listados. Foram 31.804 refeições nos sete municípios. No sul, o programa abrange Pedrinhas e Arauá, totalizando 9.552 pratos. A expectativa é de que outras cidades passem a integrar a lista em uma nova fase.

Gestante, a trabalhadora doméstica Raísa Silva, de Cumbe, destacou que a refeição fez grande diferença na vida de sua família. “Ter a comida pronta é muito bom pra gente”, resumiu Raísa, ao receber a quentinha para partilhar com os dois filhos.

O prefeito de Santana do São Francisco - um dos municípios beneficiados com o programa -, Ricardo Roriz, ressaltou a importância do programa para a população local. “O programa Prato do Povo reflete nosso compromisso em cuidar dos mais necessitados e garantir que todos tenham acesso a uma refeição nutritiva todos os dias”, disse.

De Malhada dos Bois, a agricultora Angélica Santos também comemorou a chegada do Prato do Povo. “Vem em boa hora. Quem tem muita criança em casa precisa economizar”, pontuou.

Programa

O Prato do Povo foi implementado por meio da Lei Estadual 9.228/2023, sancionada pelo governador Fábio Mitidieri em 7 de julho de 2023. Depois de formalizado em convênio com o Governo Federal, o programa passou pelo processo de licitação e contratação das empresas para execução plena. A condução é da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), e a iniciativa integra o eixo ‘Assistência Social e Combate à Pobreza e à Fome’ - Avança Sergipe.

Estão aptos a receber as refeições usuários inscritos no Cadastro Único, no recorte de pobreza. No momento da entrega, o beneficiário deve apresentar documento com foto e assinar um comprovante. A validação é realizada diariamente pelo restaurante, por meio de plataforma disponibilizada pela Seasic. São ofertadas até 200 refeições por dia, por município, por ordem de chegada e de acordo com a composição familiar de cada beneficiário.

Cada quentinha tem, em média, 630 gramas, e o kit contém também suco e fruta. Não é permitido o consumo de refeição nas dependências do estabelecimento. O horário de distribuição das refeições vai de 11h às 13h, de acordo com a disponibilidade.

Vêm sendo investidos R$ 22.261.485,48 para a viabilização do programa, garantindo sua manutenção por 16 meses. A ação estimula a economia local, gera renda fiscal e possibilita a contratação de mão de obra dos próprios municípios. Além disso, impulsiona a produção agrícola no estado, visto que ao menos 20% dos insumos utilizados devem ser provenientes da agricultura familiar local.

/ Notícias / governo

Prato do Povo chega à marca de 115 mil refeições entregues