Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 17:45:00
População de Cedro de São João recebe orientações sobre os programas ‘Rode Bem’ e ‘Acelera Sergipe’ na 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Além dos mais de 160 serviços ofertados pelo Governo do Estado, nesta edição o governo itinerante incluiu dois novos pontos de atendimento para esclarecer dúvidas da população sobre isenção de IPVA para motocicletas, e subsidiar gestores municipais sobre a execução de obras

O município de Cedro de São João, localizado na região do baixo São Francisco, sediou nesta quinta-feira, 4, a 25ª edição da caravana da cidadania. Além dos mais de 160 serviços já ofertados diretamente à população, o ‘Sergipe é aqui’ levou para a capital da carne de sol uma importante novidade: a introdução de dois pontos de atendimento para tratar exclusivamente dos programas Rode Bem e Acelera Sergipe. O objetivo foi esclarecer dúvidas e subsidiar a população, além dos próprios gestores municipais, com informações importantes sobre a execução de ambos os serviços.

“Chegamos à 25ª edição do programa Sergipe é aqui, que vem cumprido muito bem o seu objetivo de aproximar cada vez mais a administração pública estadual da população sergipana, levando e intensificando a prestação de serviços do governo para as cidades do interior. A cada edição, o programa se reinventa, se adapta às necessidades, e avança na missão de ser um consolidador da cidadania. Hoje, chegamos a importante marca de um terço dos municípios do estado alcançados, e, até o ano de 2026, cumpriremos a meta de chegar aos 75 municípios de Sergipe”, destaca o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo.

Lançado no último mês de março, o ‘Acelera Sergipe’ é um programa coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), que foi concebido para auxiliar as gestões municipais na execução de obras estruturantes apontadas como prioritárias. Nesta primeira etapa, o programa prevê a execução de mais de 80 obras, num investimento superior a R$ 200 milhões.

“Aproveitamos a oportunidade e viemos conversar com os técnicos do Governo do Estado sobre as três obras que foram aprovadas pelo Acelera Sergipe na nossa cidade. Estamos muito ansiosos por todas as três, porém a mais aguardada é a da nossa orla do povoado Ponta dos Mangues, onde enxergamos um grande potencial turístico para a região e para o estado”, explica a prefeita da cidade de Pacatuba, Manuela Martins.

Segundo a secretária executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Ana Cristina Prado, a proposta de levar o Acelera Sergipe nas edições do ‘Sergipe é aqui’ é uma forma não apenas de oferecer suporte às administrações municipais, mas também um recurso para agilizar o trâmite de projetos que estão em diferentes estágios de execução.

“Essa é uma grande parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, uma vez que esse programa vem atender a importantes demandas apontadas pelos próprios municípios sergipanos como urgentes ou prioritárias. Com a realização e concretização de diversas obras, estamos juntos dos municípios para apoiá-los e orientá-los”, destacou Ana Cristina Prado.

Dentro do programa Acelera Sergipe, o município de Cedro de São João foi contemplado, durante o Sergipe é aqui, com a autorização para abertura de processo licitatório para execução de pavimentação em paralelepípedo do trecho que liga a sede do município ao povoado Poço dos Bois, num investimento previsto de R$ 2.498.043,55. Além disso, o governador Fábio Mitidieri também autorizou a execução de 5.000 m² de pavimentação asfáltica em diversas ruas do município.

Rode Bem

Já no estande do Rode Bem, a movimentação maior foi por parte de cidadãos que procuravam informações sobre quem tem direito ao benefício e como proceder para se cadastrar no programa. Coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o programa Rode Bem tem o objetivo de fomentar a geração de empregos e renda entre a população, por meio da isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas entre 50 e 160 cilindradas.

“Esse programa é muito importante, porque auxilia as pessoas que não têm condições de comprar e arcar com todos os custos de uma motocicleta, a encontrar novas oportunidades de se lançar no mercado de trabalho”, disse José Jefferson, que aproveitou para se cadastrar no programa e, agora, aguarda as próximas etapas para confirmação do benefício. Para a promotora de vendas Tâmara Gardênia, o Rode Bem irá ajudar bastante a manter os custos de sua motocicleta, que utiliza diariamente para trabalhar. “Encontrar o estande do programa aqui na cidade foi bom para tirar todas as dúvidas e já fazer o cadastramento”, disse.

Caravana da cidadania

Por todo o estado, o programa ‘Sergipe é aqui’ tem se consolidado como um impulsionador da cidadania, assim como um importante elo entre a população do estado e a gestão estadual. O programa oferece, por meio de uma estrutura itinerante, atendimentos em diversas áreas realizados pelas secretarias do Estado e órgãos parceiros.

Dentre esses atendimentos, estão serviços importantes como a emissão de documentos, realização de exames médicos e odontológicos, palestras sobre diversos temas, vacinação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), orientações jurídicas, cadastro da tarifa social, recadastramento da tarifa rural, troca de titularidade e negociação de débitos, entre outros serviços.

Além dos serviços disponibilizados, a cada edição o programa também presenteia os municípios por onde passa com importantes investimentos, assim como acolhe novas e importantes demandas da população para dar resolutividade, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida dos cidadãos.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 17:45:00