Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2021 às 16:15:00
Maruim e Rosário do Catete aderem ao programa Sergipe Pela Infância

A caravana do Sergipe Pela Infância continua percorrendo os municípios sergipanos e nesta quarta (18), chegou até a cidade de Maruim, onde a vice-governadora Eliane Aquino e as referências técnicas do programa apresentaram a iniciativa ao prefeito Gilberto Maynart e à secretária da Assistência Social e primeira dama de Rosário do Catete, Verônica Rezende, além de aos gestores das áreas de educação, saúde e assistência social dos dois municípios.

De acordo com a vice-governadora Eliane Aquino, a motivação em criar um programa focado na primeira infância partiu sobre diversos estudos sobre estratégias importantes para a promoção do desenvolvimento social e humano. “Diversos estudos em todo o mundo comprovam a eficácia e eficiência de se investir na primeira infância, não apenas no aspecto da infraestrutura, educação e saúde, como também o afeto. Então, mais do que nunca, é importante que possamos envidar todos os esforços possíveis para atendermos da melhor forma possível todos os cidadãos sergipanos desde a barriga de suas mães. Sabemos que esse trabalho renderá frutos bastante valiosos para a nossa sociedade” explicou a vice-governadora

Após meses de pesquisa, planejamento e diálogo interno entre as pastas governamentais, nasceu o Sergipe pela Infância, um programa de ações estruturais para a área da infância que pretende apoiar os municípios de modo a promover um desenvolvimento saudável de crianças de zero, incluindo os que ainda não nasceram, até os seis anos de idade.

O prefeito de Maruim, Gilberto Maynart, afirmou que o município atuará fortemente com o Sergipe Pela Infância. “Desde a chegada do programa Federal Criança Feliz aqui em Maruim nós pudemos ter uma experiência de um trabalho com foco na primeira infância e a chegada do Sergipe pela Infância em nossa cidade nos deixa muito satisfeitos. Temos muita honra em aderir e afirmo com muita firmeza e certeza de que Maruim vai estar totalmente engajado nesse projeto que é tão importante!”, pontuou o prefeito.

Já a secretária da Assistência Social de Rosário do Catete, Verônica Rezende, disse que o programa Sergipe Pela Infância chegou para revolucionar Sergipe. “O Programa Sergipe Pela Infância será um marco para todos os municípios nos quais ele for integrado e tudo o que for possível nós faremos para que esse programa tenha uma grande amplitude em nossa cidade. Estou comprometida para que o Sergipe Pela Infância aconteça em Rosário do Catete”.

Após as reuniões de apresentação do programa e depois que os municípios assinam um termo de compromisso com o Governo do Estado em relação à implantação do Sergipe Pela Infância, a coordenação do programa solicita a escolha de pontos focais de contato entre a gestão municipal e o Governo do Estado para que as ações possam ter continuidade e também pede que os municípios se comprometam com a busca ativa em seus territórios, identificando crianças que estão fora da escola.

“A busca ativa escolar é extremamente importante porque a escola, para além de promover o acesso dos estudantes à educação, é um ambiente de proteção, onde os professores podem estar atentos, por exemplo, a uma mudança de comportamento do aluno que pode ter sido ocasionada por algum tipo de violência sofrida no ambiente familiar. Mas, para além do acesso, também é um ambiente de permanência e o que nós queremos é que as nossas crianças não apenas frequentem, mas também permaneçam nas escolas”, disse o secretário de Educação da cidade de Rosário do Catete, Elton Lima da Silva.

Até agora, aderiram ao programa Sergipe Pela Infância os municípios de Santana do São Francisco, Poço Redondo, Rosário do Catete e Maruim. Mais visitas e formações estão previstas para os próximos dias para outros municípios dos 17 que estão no alvo prioritário do programa.

/ Notícias / governo

Maruim e Rosário do Catete aderem ao programa Sergipe Pela Infância