Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 às 08:05:00
Inovação no atendimento e ações educativas marcam atuação do Detran/SE nos primeiros dez meses de 2023
Melhoria na prestação de serviço aos usuários e campanhas de conscientização realizadas pelo órgão refletem atenção da atual gestão para com os cidadãos

A inovação nos atendimentos prestados aos cidadãos e as ações educativas e de conscientização realizadas nos dez primeiros meses de 2023 marcam a atuação do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). A autarquia é responsável pela gestão, coordenação, planejamento, execução e controle de ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos na esfera estadual, além da promoção da educação para o trânsito.

Uma inovação trazida aos usuários pelo Detran/SE neste ano foi a parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese), por meio da qual o cidadão tem a possibilidade de pagar impostos e tarifas de maneira instantânea, via PIX. A medida foi adotada para toda a população, não sendo exclusividade dos correntistas do Banese.

Outro destaque mais recente foi a entrega das carteiras de habilitação aos primeiros beneficiários do programa CNH Social, no último dia 7. O programa do Governo do Estado tem como objetivo a qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, para possibilitar que pessoas de baixa renda obtenham, de forma gratuita, a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, bem como adição das categorias A ou B e mudança da categoria B para D.

‘Sergipe é aqui’

A atual gestão estadual implementou, este ano, o programa ‘Sergipe é aqui’, que leva aos municípios do interior do estado serviços essenciais de diversas secretarias e órgãos da administração estadual, incluindo o Detran/SE, que esteve presente em 13 das 15 edições realizadas até o momento, superando a marca de 1.500 atendimentos.

Durante as ações itinerantes, a autarquia oferece atendimentos relacionados à habilitação, veículo, infração, exames médicos, prova teórica, consultas de pontuação, requerimento de renovação, emissão de Documento Único de Arrecadação (DUA) e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E), solicitação de Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica, ou Recibo de Venda (ATPV-E), atualização de endereço e comunicação de venda e vistoria.

Além disso, o Detran/SE leva aos municípios visitados pelo ‘Sergipe é aqui’ ações educativas, por intermédio do setor de Educação para o Trânsito do órgão, que contemplam as comunidades escolares com o ônibus-escola, onde são abordados temas relacionados ao trânsito seguro e responsável, como o uso obrigatório do cinto de segurança, a proibição do consumo de bebida alcoólica pelo condutor, o uso de capacete, a importância da faixa de pedestre e a proibição do uso de celular ao volante, dentre outros. O ônibus-escola recebe estudantes e professores em um ambiente voltado para a inclusão e representatividade.

Educação

As ações educativas do Detran/SE não se limitam ao programa do Governo Itinerante. Ao longo de todo o ano, o órgão tem visitado escolas públicas e particulares da capital e do interior do estado, nas quais são realizadas palestras e atividades lúdicas com a temática da segurança no trânsito. Também foram realizadas blitze educativas em locais estrategicamente escolhidos, onde há uma maior incidência de acidentes de trânsito.

Ainda para este ano, o Detran/SE planeja implementar, até o final de dezembro, o projeto ‘Bloquinho de Multas’, instrumento pedagógico por meio do qual crianças se tornarão, de forma simbólica, agentes de trânsito mirins. O intuito é instruir os estudantes sobre as regras de trânsito, incentivando que eles fiscalizem a condução dos seus próprios pais ou responsáveis nesse contexto.

Conscientização

O Departamento Estadual de Trânsito também promoveu a educação para o trânsito no âmbito de campanhas de conscientização. Durante o ano, foram realizadas duas importantes ações que chamaram atenção para o elevado número de acidentes de trânsito. Acompanhando o calendário nacional, o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito tiveram como tema central o lema ‘No trânsito, escolha a vida’, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos adequados no trânsito.

No Maio Amarelo, o Detran/SE, junto a outros órgãos institucionais, intensificou as ações de conscientização em escolas e universidades com palestras e exposições, além de promover blitze educativas em vias estratégicas.

Em Sergipe, o foco da Semana Nacional do Trânsito, que ocorreu entre os dias 18 e 25 de setembro, foi o tema ‘Eu sou o trânsito: mude de conduta; não vire estatística’. Na ocasião, o Detran/SE participou de uma macro simulação de acidente de trânsito, no estacionamento do Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O intuito da ação foi chamar a atenção da população para a importância de um trânsito seguro e as consequências de um sinistro de trânsito.

A simulação contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), superintendências municipais de Transportes e Trânsito (capital e interior) e Grupo Energisa.

A semana teve ainda na programação blitz educativa, ações em escolas públicas, passeio ciclístico, seminário sobre mobilidade urbana e desenvolvimento sustentável, além de outras atividades no interior do estado.

/ Notícias / governo

Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2023 às 08:05:00