Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 às 14:45:00
Governo envia projeto para criação de programa de incentivo a intercâmbio para alunos da rede estadual
'Sergipe no Mundo' visa valorizar o ensino de línguas no Ensino Médio, difundir o domínio de uma segunda língua entre os estudantes e promover a atratividade do ambiente escolar, além da troca cultural

O Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira, 25, o Projeto de Lei que visa instituir o Programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino, o 'Sergipe no Mundo'.

O projeto deverá ser desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação, Esportes e Cultura (Seduc), e tem como objetivo fomentar a internacionalização da educação básica de alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual de Sergipe. Além disso, valoriza o ensino de línguas no Ensino Médio, busca difundir o domínio de uma segunda língua entre os estudantes, promove a atratividade do ambiente escolar, fornece experiências de imersão e troca cultural, e ainda fortalece laços de cooperação entre Brasil e outros países, por meio de intercâmbio.

"A ação visa promover o rendimento escolar, o contato dos nossos estudantes com experiências em outros países e o compartilhamento de conhecimento em outras línguas entre os estudantes do ensino médio da Rede Pública Estadual, estimulando, dessa forma, o fortalecimento e a difusão de conhecimento", destacou o governador Belivaldo Chagas, em carta encaminhada à Alese.

Seleção através de edital

A proposta prevê que os estudantes selecionados por meio de edital de chamamento público recebam tanto auxílio financeiro para custear as despesas iniciais, quanto bolsa mensal de manutenção pelo período de até seis meses.

O Sergipe no Mundo poderá englobar três tipos de intercâmbio. São eles: intercâmbio para curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, na língua pátria de destino; intercâmbio para curso de imersão na língua pátria do país de destino; e intercâmbio para cursos profissionalizantes e de empreendedorismo em país estrangeiro.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 25 de Maio de 2022 às 14:45:00