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Sábado, 25 de Maio de 2024 às 20:15:00
Governo do Estado reforça compromisso com a qualidade da comunicação pública no 2º E-Com
Evento reúne equipes de comunicação da gestão estadual para aperfeiçoamento e alinhamento de trabalhos

Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado tem demonstrado o comprometimento com a valorização e a qualidade da comunicação pública, inclusive com a recriação da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), vinculada à Casa Civil, responsável por articular a comunicação social e institucional das secretarias, órgãos e entidades que compõem a administração estadual. Em continuidade a esse trabalho, foi realizado, durante este sábado, 25, o 2º Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com), por meio do qual as equipes de comunicação do governo debateram assuntos pertinentes à função. 

O E-Com foi aberto pelo secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Nascimento, que indicou a importância do alinhamento estratégico e da padronização dos fluxos de comunicação pública para a qualidade e a transparência da informação que é passada ao povo sergipano. “A informação, quando bem utilizada, revela-se uma grande ferramenta de manutenção da cidadania, e, quando nos preocupamos com a qualificação das nossas equipes de comunicação, estamos pensando na qualidade dessa informação. É fundamental que os conteúdos sobre os serviços ofertados pelo Governo do Estado aos sergipanos cheguem de forma clara, acessível e direta para a população”, considerou.

O ciclo de palestra da manhã foi iniciado pelo procurador do Estado Alexandre Augusto, que discorreu sobre questões pertinentes à legislação e comunicação, especialmente aquelas relacionadas ao princípio da impessoalidade. “A comunicação é fundamental para uma boa governança, para uma boa relação com a população e para que a população participe da gestão, das políticas públicas. É um mecanismo que nos une tanto comunidade quanto sociedade. Esse tipo de evento é muito importante para que haja um alinhamento completo entre os assessores de Comunicação, até para que essa comunicação seja assertiva e impessoal e que todos possam ter benefícios a partir de uma comunicação efetiva”, evidenciou o palestrante.

Na ocasião, os membros da comunicação da gestão estadual também puderam aperfeiçoar os conhecimentos em gestão de crise, por meio da palestra da jornalista Clécia Carla, que elencou as principais estratégias que podem ser adotadas para evitar ou gerenciar essa problemática. “As crises podem ser evitadas, e se você faz uma gestão de risco e planeja isso estrategicamente, ela pode ser minimizada. Apesar de o gerenciamento da crise ser uma questão mais administrativa de gestão pública, é a comunicação que vai dar o tom e a narrativa de como e do que deve ser feito para mitigar esse processo ou para reduzir os danos, porque isso impacta na gestão e impacta o cidadão na ponta, que escolheu um representante para gerar benefícios para a sociedade”, sintetizou. 

No período da tarde, o E-Com recebeu a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Samira de Castro, que discorreu sobre os valores do jornalismo na atualidade, com foco nas problemáticas que envolvem a desinformação, suas consequências e formas de combatê-las. “Hoje em dia, as assessorias de Comunicação, sobretudo as dos governos, são as que mais produzem conteúdo de interesse público para a sociedade. Debater essa comunicação estratégica é um antídoto para combater a desinformação, o discurso de ódio e outras formas de manipular a população e fazer com que os serviços públicos sejam acessados de maneira correta. Ver um governo que investe na comunicação e na qualificação desses profissionais é muito gratificante”, ponderou Castro.

Aperfeiçoamento

O E-Com também contou com capacitações conduzidas pela própria equipe da Secom. A diretora de Jornalismo, Edjane Oliveira, e o chefe de Redação, Michel de Oliveira, apontaram os principais desafios do trabalho jornalístico na comunicação pública, especificamente da função de assessoria de Comunicação, na atualidade, e quais ferramentas e estratégias podem ser utilizadas para vencê-los. “É importante a gente pensar em qual é a função da comunicação, qual é a função do assessor de comunicação e qual é o dever da comunicação pública”, refletiu Michel durante a apresentação.

Pelo Núcleo de Redes da Secom, o publicitário Guilherme Oliveira, responsável por métricas e monitoramento, por sua vez, chamou a atenção para o potencial das redes sociais na transmissão de informações relevantes à população, instruindo sobre como explorar esse recurso da melhor maneira possível. “Quando a gente fala desse universo, a gente está falando sobre informar o cidadão e contribuir para a transparência do governo, sobre prestar conta à população”, pontuou.

Por fim, a coordenadora de Marketing da Secom, Laísa Sobral, e a coordenadora de Eventos, Janaína Rodrigues, detalharam como os fluxos e processos relacionados às áreas devem ocorrer no âmbito da comunicação pública, como orçamentos e solicitações com contratos centralizados, para garantir que todos os trâmites necessários sejam respeitados. “Nós lidamos com dinheiro público, então precisamos seguir um caminho certo. Precisamos ser bastante responsáveis e usar o dinheiro da melhor forma possível”, enfatizou Sobral.

Aprovação

Assim como sua primeira edição, o 2º E-Com reuniu jornalistas, radialistas, fotógrafos, publicitários, designers, relações públicas e cinegrafistas, além de estagiários dessas áreas. Uma dessas profissionais foi a diretora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Catarina Gonçalves. “Fazer comunicação já é um desafio, e, quando falamos em comunicação pública, o desafio é maior ainda, porque precisamos ter uma responsabilidade muito grande com o que estamos fazendo, com o que estamos passando, porque estamos trabalhando para a população. Em tudo que o governo entrega temos esse compromisso de levar essa informação para as pessoas que são realmente beneficiadas, seja na Saúde, na Educação, em todas essas secretarias que fazem o Governo do Estado”, considerou.

Para a coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Nayara Arêdes, o encontro se revela como mais uma ferramenta do Governo do Estado para assegurar a manutenção da cidadania ao povo sergipano. “O E-Com é uma oportunidade de renovar referências e alinhar expectativas sobre o conteúdo construído na comunicação do Estado. Mais do que isso, é um momento que proporciona trocas valiosas, de onde os profissionais saem de seu âmbito de trabalho para ter contato com a realidade de outras pastas. Tudo isso reflete na qualidade da informação que chega à população, que ganha ferramentas para exercer sua cidadania e fazer valer seu direito democrático”, refletiu.

Assim como ela, a assessora de Comunicação da Polícia Científica, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Taís Félix, considerou o E-Com um momento de aprendizado e parceria. “É muito importante essa iniciativa, porque, por mais que tenha uma Secretaria de Comunicação de todo o estado, tem outras várias secretarias, então a gente precisa ter uma identidade, precisa conversar entre si e saber que pode contar uma com a outra. Eu achei muito importante, interessante e rico. Pude aprender bastante hoje. Foi essencial para seguirmos trabalhando por uma boa comunicação pública”, elogiou.

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Governo do Estado reforça compromisso com a qualidade da comunicação pública no 2º E-Com
Evento reúne equipes de comunicação da gestão estadual para aperfeiçoamento e alinhamento de trabalhos
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Desde o início da atual gestão, o Governo do Estado tem demonstrado o comprometimento com a valorização e a qualidade da comunicação pública, inclusive com a recriação da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom), vinculada à Casa Civil, responsável por articular a comunicação social e institucional das secretarias, órgãos e entidades que compõem a administração estadual. Em continuidade a esse trabalho, foi realizado, durante este sábado, 25, o 2º Encontro de Aperfeiçoamento na Comunicação do Estado (E-Com), por meio do qual as equipes de comunicação do governo debateram assuntos pertinentes à função. 

O E-Com foi aberto pelo secretário Especial de Comunicação Social, Cleon Nascimento, que indicou a importância do alinhamento estratégico e da padronização dos fluxos de comunicação pública para a qualidade e a transparência da informação que é passada ao povo sergipano. “A informação, quando bem utilizada, revela-se uma grande ferramenta de manutenção da cidadania, e, quando nos preocupamos com a qualificação das nossas equipes de comunicação, estamos pensando na qualidade dessa informação. É fundamental que os conteúdos sobre os serviços ofertados pelo Governo do Estado aos sergipanos cheguem de forma clara, acessível e direta para a população”, considerou.

O ciclo de palestra da manhã foi iniciado pelo procurador do Estado Alexandre Augusto, que discorreu sobre questões pertinentes à legislação e comunicação, especialmente aquelas relacionadas ao princípio da impessoalidade. “A comunicação é fundamental para uma boa governança, para uma boa relação com a população e para que a população participe da gestão, das políticas públicas. É um mecanismo que nos une tanto comunidade quanto sociedade. Esse tipo de evento é muito importante para que haja um alinhamento completo entre os assessores de Comunicação, até para que essa comunicação seja assertiva e impessoal e que todos possam ter benefícios a partir de uma comunicação efetiva”, evidenciou o palestrante.

Na ocasião, os membros da comunicação da gestão estadual também puderam aperfeiçoar os conhecimentos em gestão de crise, por meio da palestra da jornalista Clécia Carla, que elencou as principais estratégias que podem ser adotadas para evitar ou gerenciar essa problemática. “As crises podem ser evitadas, e se você faz uma gestão de risco e planeja isso estrategicamente, ela pode ser minimizada. Apesar de o gerenciamento da crise ser uma questão mais administrativa de gestão pública, é a comunicação que vai dar o tom e a narrativa de como e do que deve ser feito para mitigar esse processo ou para reduzir os danos, porque isso impacta na gestão e impacta o cidadão na ponta, que escolheu um representante para gerar benefícios para a sociedade”, sintetizou. 

No período da tarde, o E-Com recebeu a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Samira de Castro, que discorreu sobre os valores do jornalismo na atualidade, com foco nas problemáticas que envolvem a desinformação, suas consequências e formas de combatê-las. “Hoje em dia, as assessorias de Comunicação, sobretudo as dos governos, são as que mais produzem conteúdo de interesse público para a sociedade. Debater essa comunicação estratégica é um antídoto para combater a desinformação, o discurso de ódio e outras formas de manipular a população e fazer com que os serviços públicos sejam acessados de maneira correta. Ver um governo que investe na comunicação e na qualificação desses profissionais é muito gratificante”, ponderou Castro.

Aperfeiçoamento

O E-Com também contou com capacitações conduzidas pela própria equipe da Secom. A diretora de Jornalismo, Edjane Oliveira, e o chefe de Redação, Michel de Oliveira, apontaram os principais desafios do trabalho jornalístico na comunicação pública, especificamente da função de assessoria de Comunicação, na atualidade, e quais ferramentas e estratégias podem ser utilizadas para vencê-los. “É importante a gente pensar em qual é a função da comunicação, qual é a função do assessor de comunicação e qual é o dever da comunicação pública”, refletiu Michel durante a apresentação.

Pelo Núcleo de Redes da Secom, o publicitário Guilherme Oliveira, responsável por métricas e monitoramento, por sua vez, chamou a atenção para o potencial das redes sociais na transmissão de informações relevantes à população, instruindo sobre como explorar esse recurso da melhor maneira possível. “Quando a gente fala desse universo, a gente está falando sobre informar o cidadão e contribuir para a transparência do governo, sobre prestar conta à população”, pontuou.

Por fim, a coordenadora de Marketing da Secom, Laísa Sobral, e a coordenadora de Eventos, Janaína Rodrigues, detalharam como os fluxos e processos relacionados às áreas devem ocorrer no âmbito da comunicação pública, como orçamentos e solicitações com contratos centralizados, para garantir que todos os trâmites necessários sejam respeitados. “Nós lidamos com dinheiro público, então precisamos seguir um caminho certo. Precisamos ser bastante responsáveis e usar o dinheiro da melhor forma possível”, enfatizou Sobral.

Aprovação

Assim como sua primeira edição, o 2º E-Com reuniu jornalistas, radialistas, fotógrafos, publicitários, designers, relações públicas e cinegrafistas, além de estagiários dessas áreas. Uma dessas profissionais foi a diretora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Catarina Gonçalves. “Fazer comunicação já é um desafio, e, quando falamos em comunicação pública, o desafio é maior ainda, porque precisamos ter uma responsabilidade muito grande com o que estamos fazendo, com o que estamos passando, porque estamos trabalhando para a população. Em tudo que o governo entrega temos esse compromisso de levar essa informação para as pessoas que são realmente beneficiadas, seja na Saúde, na Educação, em todas essas secretarias que fazem o Governo do Estado”, considerou.

Para a coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Nayara Arêdes, o encontro se revela como mais uma ferramenta do Governo do Estado para assegurar a manutenção da cidadania ao povo sergipano. “O E-Com é uma oportunidade de renovar referências e alinhar expectativas sobre o conteúdo construído na comunicação do Estado. Mais do que isso, é um momento que proporciona trocas valiosas, de onde os profissionais saem de seu âmbito de trabalho para ter contato com a realidade de outras pastas. Tudo isso reflete na qualidade da informação que chega à população, que ganha ferramentas para exercer sua cidadania e fazer valer seu direito democrático”, refletiu.

Assim como ela, a assessora de Comunicação da Polícia Científica, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Taís Félix, considerou o E-Com um momento de aprendizado e parceria. “É muito importante essa iniciativa, porque, por mais que tenha uma Secretaria de Comunicação de todo o estado, tem outras várias secretarias, então a gente precisa ter uma identidade, precisa conversar entre si e saber que pode contar uma com a outra. Eu achei muito importante, interessante e rico. Pude aprender bastante hoje. Foi essencial para seguirmos trabalhando por uma boa comunicação pública”, elogiou.