Terça-Feira, 31 de Maio de 2022 às 17:30:00
Governo de Sergipe participa de inauguração da TV UFS
Emissora de TV Aberta será a nova afiliada da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

O Governo de Sergipe participou da inauguração da mais nova emissora de TV aberta de Sergipe, a TV UFS, afiliada da TV Brasil e nova integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e exibida no canal digital 2.1 HD. A solenidade aconteceu no auditório Libório Firmo, na reitoria da Universidade Federal de Sergipe, durante a manhã desta terça-feira, 31, e foi aberta ao público. O superintendente Especial de Comunicação do governo de Sergipe, Givaldo Ricardo de Freitas, representou o governador Belivaldo Chagas no evento.A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, também participou da solenidade.

Em meio ao mês que se comemora os 54 anos da Universidade Federal de Sergipe, o reitor da instituição federal, Valter Joviniano de Santana Filho, aproveitou a oportunidade para relembrar o sonho de vários reitores, por quase 30 anos, e destacou a felicidade em sua realização.

“Ficamos muito felizes com o privilégio de concretizar esse sonho que começou a ser sonhado na gestão do reitor Luiz Hermínio, quando em 1993 criou o Centro Editorial e Audiovisual (Ceav), ganhando grande impulso com o reitor Angelo Antoniolli, que em 2019 iniciou o processo que culminou com a concessão do canal”, afirmou o reitor Valter Joviniano de Santana Filho.

Para o superintendente Givaldo Ricardo, a TV UFS é mais um veículo de comunicação que chega a Sergipe para agregar em diversas frentes. “A TV UFS se soma ao Jornalismo Cultural, ao Jornalismo cidadão, por ser uma TV educativa, que estará a serviço da sociedade. Ela é fruto de um trabalho que já vem acontecendo há alguns anos na Universidade Federal de Sergipe, desde o momento de criação do curso de Comunicação, depois da criação dos laboratórios, até essa luta para se ter uma televisão pública, que vai transmitir a TV Brasil para a Grande Aracaju e que se soma à nossa Fundação Aperipê”.

O acordo entre a EBC, que gere a TV Brasil, e a UFS foi assinado em novembro passado para a formalização da parceria e operacionalização da nova emissora, que teve seu licenciamento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 3 de maio deste mês.

A redação e o estúdio funcionam ainda de forma provisória no mesmo prédio da Rádio UFS, no Campus Universitário de São Cristóvão, mas o transmissor e a antena estão instalados no Parque da Cidade. O terreno e a torre da TV Aperipê, localizados no Morro do Urubu, foram concedidos pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). No espaço foi construído um abrigo onde funciona o transmissor e instalada a antena, cedidos pela EBC.

“A universidade tem a felicidade de ter parceiros que sonham junto com a gente. A conquista da TV UFS é também da sociedade sergipana, e eu tenho muita alegria em ter a TV Aperipê, que abriu suas portas literalmente, para que possamos, juntos, concretizar essa realidade. A Fundação é uma parceira que, junto com a universidade, realiza diversos projetos e esse é mais um em prol da sociedade sergipana, que vai engrandecer o trabalho da universidade já realizado no estado de Sergipe”, disse o reitor.

“O Governo do Estado vê com bons olhos a chegada de mais uma televisão no estado, que vai servir também de laboratório prático para que os nossos estudantes de comunicação saiam da universidade melhor preparados. Então, ganha a sociedade com mais um veículo, ganha a Universidade Federal de Sergipe, que além da educação pode divulgar o seu saber, a sua produção científica e os seus projetos de extensão; e ganha todo Sergipe, pois esse equipamento também interfere na qualidade profissional dos estudantes que de lá saem”, salientou Givaldo Ricardo, que também já foi aluno e professor substituto da UFS.

Válter Joviano também concordou que a TV UFS vai ser um importante componente para a capacitação dos alunos de comunicação. “Um sonho da universidade, que vai dando mais um grande passo para consolidação da sua comunicação institucional e ampliação do nosso laboratório para permitir que, cada vez mais, nós possamos formar alunos com uma melhor qualidade. Daremos agora à nossa universidade essa chance de ter uma TV, um canal aberto para toda a sociedade acompanhar as notícias e as produções realizadas pela nossa universidade”.

Ainda conforme informações da Agência Brasil, um dos benefícios do acordo para a população é a ampliação do acesso ao que é produzido na região. Com colaborações jornalísticas nos noticiários, o conteúdo local gerado pela TV UFS se agrega à programação nacional. O convênio celebrado também abre a possibilidade de mostrar as belezas de Sergipe para todos os brasileiros por meio de conteúdos artísticos e pautas ligadas à educação e ao turismo do estado.

/ Notícias / governo

Governo de Sergipe participa de inauguração da TV UFS