Segunda-Feira, 18 de Março de 2024 às 22:00:00
Governo de Sergipe inicia edição 2024 da Segundona do Turista e prepara festejos juninos
Programação se estende até dezembro, dando início ao período festivo com mais de 120 atrações sergipanas na Rua São João

Está de volta o projeto que reafirma a identidade cultural sergipana e celebra o título de ‘País do Forró’: a Segundona do Turista, na Rua São João. A edição 2024 teve início nesta segunda-feira, 18, e prossegue até o mês de dezembro, sempre às segundas. Com shows musicais e apresentações de quadrilhas e grupos folclóricos, o evento resgata a tradição da histórica rua e inicia os preparativos para a programação dos festejos juninos no estado.

O grupo Os Três Muleques, a quadrilha Século XX e o forrozeiro Erivaldo de Carira abriram a programação da Segundona. Durante o mês de março, a grade de atrações seguirá com artistas convidados. De abril em diante, se apresentarão os artistas selecionados por meio de edital. Já em maio, o destaque será o espaço da economia criativa, com o intuito de oferecer uma experiência inovadora a sergipanos e visitantes.

Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, a Segundona do Turista é o ponto de partida para os 60 dias de programação já anunciados para o Arraiá do Povo e a Vila do Forró. “Agora, oficialmente, a gente dá as boas-vindas à Segundona do Turista em 2024. É o segundo ano dessa festa, que vai até o final do ano, toda segunda-feira. Um forró tradicional, de muita qualidade e muita segurança para toda a família. É o início dos festejos juninos, trazendo nossa tradição e valorizando nossa cultura e economia. São mais de 120 atrações que se apresentarão aqui, entre quadrilhas, orquestras, cantores e outros artistas. Os comerciantes ganhando seu dinheiro, artesãos vendendo seu produto, o turista chegando e o povo dançando nessa rua centenária. É o lugar do forró no país do forró”, disse.

O governador acrescentou, ainda, o intuito da gestão de levar os visitantes hospedados nos hotéis da capital à Rua São João, disponibilizando transporte próprio em parceria com o trade turístico.

A Segundona do Turista é uma realização do Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Centro Social e Cultural São João de Deus. O apoio é das secretarias de Estado do Turismo (Setur); do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem); e da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom). A programação é destaque no calendário de eventos do estado, trazendo previsibilidade e impulsionando o trade turístico.

A presidente da Funcap, Antônia Amorosa, ressaltou o sucesso do projeto em 2023, e afirmou a expectativa de renovação do resultado em 2024. “Neste espaço, durante todo o ano, vocês verão passar expressões do nosso forró. Nosso governador é um homem que estimula a cultura, porque esta festa é para todos os sergipanos. Sergipe tem a única rua tradicional no Brasil reconhecida como palco exclusivo do forró, e o Governo do Estado reconhece e celebra este título”, colocou.

"Iniciar o forró no mês de março é um sonho. Até dezembro, estaremos aqui fortalecendo a cultura e a economia, e dizendo a todos que somos nordestinos e que aqui é nosso lugar", afirmou o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Elder Teles.

Nascida e criada na Rua São João, Maria Angélica se diz apaixonada pela cultura junina e comemora o retorno da Segundona do Turista. "Está maravilhoso. Sou quadrilheira e sempre estou por aqui. No ano passado foi ótimo, e agora a gente vai continuar", pontuou.

O comerciante Antônio Souza é proprietário de uma mercearia localizada na esquina da Rua São João há 26 anos. Para ele, o início da Segundona em 2024 é sinônimo de boas vendas. "A expectativa é muito boa. No ano passado foi muito bom, e neste vai ser melhor ainda, com fé em Deus", sinalizou.

Festejos juninos

No último dia 15, o governador Fábio Mitidieri anunciou a programação oficial do Arraiá do Povo, que ocorrerá de 1º a 30 de junho na Orla da Atalaia. Já na Vila do Forró, também na Orla, a festa prossegue até 31 de julho. O conjunto do evento trará mais de 300 atrações nacionais e sergipanas.

Para 2024, também foi anunciada a ampliação da estrutura. O espaço contemplará um parque de diversões com dez mil metros quadrados. A arena de shows mudará de local, abrangendo uma área de 18 mil metros quadrados localizada na parte de trás das quadras de tênis. A Vila do Forró, por sua vez, se manterá no mesmo local da edição de 2023, com sete mil metros quadrados. No total, a atração terá 35 mil metros quadrados. Outras novidades incluem o aumento no número de bares, as terças do ‘arrocha’ e as quintas com destaque para o protagonismo feminino nos vocais.

Em 2023, mais de 250 atrações fizeram parte da programação junina organizada pelo Governo do Estado, valorizando a cultura e gerando emprego e renda para os sergipanos. Na capital, a festa aconteceu em cinco diferentes locais: Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. Ao todo, os festejos movimentaram R$ 98 milhões no estado, além de mobilizar mais de 550 mil pessoas circulando pelo espaço do Arraiá do Povo somente nos primeiros 30 dias.

"Sergipe é o primeiro estado do Brasil a lançar os festejos juninos já em março. Isso demonstra o trabalho que estamos fazendo desde o ano passado, com a criação dessa política de Sergipe como o 'país do forró' não só no discurso, mas também na prática. Uma política que aquece a economia, que gera emprego e renda. Já lançamos a programação dos 60 dias de forró no Arraiá do Povo e na Vila, e a população está cada vez mais percebendo que isto é para o desenvolvimento do estado, para fazer Sergipe avançar", destacou o secretário da Comunicação Social, Cleon Nascimento.

/ Notícias / governo

Segunda-Feira, 18 de Março de 2024 às 22:00:00