Segunda-Feira, 17 de Fevereiro de 2020 às 08:45:00
Governo de Sergipe celebra a colheita de 150 toneladas de arroz agroecológico
Na tarde desta sexta-feira, 14, a vice-governadora Eliane Aquino compareceu à I Festa da Colheita do Arroz: Transição Agroecológica, no Povoado Betume II, município de Ilha das Flores

A celebração é por conta da boa produção e colheita exitosa de 150 toneladas de arroz, do plantio 2019/2020, fruto da parceria com o Projeto Dom Távora, mantido pela Secretatia de Agricultura de Desenvolvimento Rural (SEAGRI) e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) é que custeou parte da produção de arroz.

Para a vice-governadora Eliane Aquino, promover a alimentação orgânica é um ato em prol da saúde. “Nós sabemos o quanto a utilização de agrotóxicos é prejudicial, ao passo que os alimentos orgânicos são saudáveis. Então eu fico muito feliz em participar de uma festa da colheita tão expressiva quanto esta do arroz aqui em Ilha das Flores. Quero agradecer a todas as famílias envolvidas com essa cultura e que se dispuseram a fazer a transição agroecológica. Um agradecimento especial também ao ex-governador Jackson Barreto, porque foi na gestão dele que o Projeto Dom Távora chegou ao Baixo São Francisco, então essa é uma vitória a ser compartilhada com ele também”, destacou a vice-governadora.

De acordo com Mauro Luiz Cibulski, representante da direção estadual do Movimento de Produtores (MPA), o envolvimento das famílias no processo agroecológico é fundamental para o sucesso obtido na colheita. “São 17 hectares de terra, na região do Baixo São Francisco, com utilização de estratégias que permitem a transição para a agroecologia. Essas práticas são desenvolvidas pelas famílias camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores, então temos muito o que comemorar, por toda essa experiência e ótima colheita”, pontuou.

Estiveram presentes na Festa da Colheita representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE), Cáritas Brasileiras Regional Sergipe, Movimento Sem Terra, Banco do Nordeste, Banco de Sergipe (BANESE), Universidade Federal de Sergipe e Movimento Quilombola além de representante do mandato do deputado estadual Iran Barbosa, e o deputado federal João Daniel.

/ Notícias / governo

Governo de Sergipe celebra a colheita de 150 toneladas de arroz agroecológico