Quarta-Feira, 20 de Abril de 2022 às 13:45:00
Estado discute parceria com Hospital do Amor para gestão do CER IV
O Hospital de Amor ( Barretos-SP) traria a expertise para a oferta de serviços especializados de recuperação de pacientes dentro do SUS, mantendo a parceria existente com UFS, na promoção do ensino, pesquisa e extensão aos alunos

Na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio dos Despachos, o governador Belivaldo Chagas esteve reunido com o coordenador do Projeto de Reabilitação do Hospital do Amor (Barretos/SP), Daniel Grosssi Marconi, no intuito de discutir uma parceria para gestão do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV).  A reunião contou ainda com a participação da vice-governadora Eliane Aquino; do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana; da secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa e de outros representantes do Hospital de Amor.

“Queremos fechar parceria com o Hospital de Amor, para melhorar ainda mais os serviços no nosso Centro Especializado de Reabilitação (CER-IV). O Hospital de Amor, que nasceu em Barretos-SP, traria toda sua expertise de trabalho reconhecida nacionalmente há mais de 60 anos, na oferta de serviços especializados de recuperação de pacientes dentro do SUS, mantendo a parceria que já existe hoje com a UFS, que promove ensino, pesquisa e extensão aos alunos. Desta forma, pacientes que precisam de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual (incluindo TEA), teriam um serviço ainda mais aprimorado, num padrão internacional, aproveitando toda a potencialidade da estrutura que temos no CER-IV”, informou o governador Belivaldo Chagas.

“Entendemos que pode ser uma parceria muito exitosa e contaremos com a Universidade Federal de Sergipe, que estará conosco nessa empreitada, para que possamos fazer um serviço de excelência, de padrão internacional, no cuidado das pessoas com deficiência. Dando tudo certo, eu acredito que, muito em breve, nós possamos assinar esse convênio”, declarou o coordenador do Projeto de Reabilitação do hospital, informando que a proposta será encaminhada formalmente ao presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata.

O coordenador revelou também que ao conhecer o espaço, ficou impressionado com a estrutura do equipamento. “As obras são impressionantes, são cerca de 7 mil m² de área construída, um terreno avantajado e que podem ser planejados expansões num futuro próximo. E eu acredito que será muito boa a parceria, porque há profissionais altamente capacitados e qualificados que já atuam no local e poderão fazer parte deste contexto, dessa nova gestão”, disse, ressaltando que a parceria trará ainda mais eficiência aos serviços prestados à população.  “A gente acredita que essa experiência vai poder auxiliar no processo e naquilo que já existe. Então a nossa intenção é somar. Assumindo a gestão, nos colocaremos o CER IV na rota da reabilitação do Hospital de Amor, que já possui outros centros tanto em Barretos, como em outros estados. A nossa intenção é alçar esse Centro de Reabilitação a um padrão internacional de qualidade aos pacientes, que necessitam de reabilitação física, auditiva, visual, intelectual ou múltiplas.  A intenção é também num futuro próximo, agregar uma oficina ortopédica a esse serviço, já que em todo estado de Sergipe não há nenhuma oficina ortopédica pública. Então, a nossa ideia é trazer essa expertise do Hospital de Amor”, concluiu Marconi.

Ensino e Pesquisa

Na opinião do reitor da UFS, Valter Santana, a parceria com o Hospital do Amor, deve contribuir ainda mais para agregar a pesquisa, o ensino e a assistência à população.  “É um equipamento que a universidade participou desde a concepção inicial, junto com o governo do Estado. Iniciamos os atendimentos e estamos buscando parceiros em comum para melhorar ainda mais a qualidade do nosso atendimento à sociedade e também ofertar possibilidades de novos aprendizados para os nossos alunos. Então, é uma parceria que visa essa melhoria, uma oferta de um atendimento, a nível da excelência do Hospital do Amor, para a sociedade sergipana.  A universidade da forma como ela está hoje inserida, trazendo ao componente de ensino pesquisa ao CER IV, que é uma filosofia adotada pelo Hospital do Amor. Assim, a Instituição participaria sendo esse braço operacional da pesquisa e da inovação no CER IV, como estamos fazendo hoje com os novos equipamentos e as novas possibilidades terapêuticas que agregará valor ao espaço, com a chegada do Hospital do Amor”, destacou.

/ Notícias / governo

Estado discute parceria com Hospital do Amor para gestão do CER IV