Terça-Feira, 02 de Abril de 2024 às 11:30:00
‘Sergipe é aqui’ chega a Cedro de São João com a oferta de mais de 160 serviços da administração estadual
Nesta 25ª edição, o Governo do Estado incluiu dois novos pontos de atendimento para tratar de programas importantes, como o Acelera Sergipe e o Rode Bem

Localizada na região do Baixo São Francisco, a 94 km da capital Aracaju, a cidade de Cedro do São João receberá, na próxima quinta-feira, 4, a caravana do programa ‘Sergipe é aqui’. Nesta 25ª edição, além dos mais de 160 serviços ofertados à população, o programa contará, também, com a introdução de dois novos pontos de atendimento para tratar exclusivamente dos programas Acelera Sergipe e Rode Bem. O objetivo da iniciativa é subsidiar gestores públicos, prefeitos e a própria população com informações importantes, de forma humanizada, sobre os benefícios oferecidos por ambos os programas lançados pelo Governo do Estado em 2024.  As ações acontecerão na Escola Municipal Antônio Carlos Valadares, localizada na Avenida Vereadora Helena Sá, 474, Centro.

Conhecida como a capital da carne do sol, Cedro será, por um dia, a capital de Sergipe. A cidade vai oferecer, por meio de uma estrutura itinerante, atendimentos em diversas áreas realizados pelas secretarias do Estado e órgãos parceiros. Dentre esses atendimentos, estão serviços importantes como a emissão de documentos, realização de exames médicos e odontológicos, palestras sobre diversos temas, vacinação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), orientações jurídicas, cadastro da tarifa social, recadastramento da tarifa rural, troca de titularidade e negociação de débitos, entre outros serviços.

A novidade desta edição é que os moradores da região, assim como os prefeitos e gestores públicos, terão a oportunidade de dialogar com as equipes técnicas do Governo do Estado para tirar dúvidas específicas sobre a execução dos programas Acelera Sergipe e Rode Bem.

“Essa foi uma ideia do governador Fábio Mitidieri de incluir, no bojo de serviços já ofertados, dois pontos de atendimento para tratar exclusivamente desses dois programas. No caso do Acelera Sergipe, queremos auxiliar as prefeituras a agilizar todo o trâmite na execução dos projetos, para isso estaremos com toda a equipe lá para receber os gestores e tratar de cada caso separadamente. Já o Rode Bem a ideia é não apenas tirar dúvidas, mas também já proceder com a inscrição de cidadãos que se enquadram no perfil estabelecido pelo programa”, explica o secretário executivo da Secretaria de Estado da Casa Civil e coordenador do ‘Sergipe é aqui’, André Clementino.

O Acelera Sergipe é um programa coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), que foi concebido para viabilizar a execução de obras estruturantes em todo o estado. O programa prevê, nesta primeira etapa, investimentos de cerca de R$ 200 milhões, destinados a mais de 49 municípios, que serão contemplados com 80 obras no total.

“O principal objetivo de levar o estande desse programa nas edições do ‘Sergipe é aqui’ é apresentá-lo aos gestores de forma mais aprofundada e colocar todo corpo técnico, da SECC e da Sedurbi [Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura], à disposição para ajudar os municípios na elaboração e execução dos projetos”, complementa André Clementino.

Concebido como um programa de alcance social e econômico, o Rode Bem tem o objetivo de fomentar a geração de empregos e renda entre a população por meio da isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas entre 50 e 160 cilindradas.

“A inclusão de programas como o Rode Bem é um grande avanço na busca por condições dignas de trabalho aos sergipanos, uma vez que uma das suas principais funções é fomentar a economia, autonomia e inserção socioeconômica, priorizando impulsionar oportunidade de empregos onde o transporte irá atuar como ferramenta de trabalho. O estande do Rode Bem também disponibilizará assistentes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), para orientar na realização dos cadastros ao programa”, explica o diretor de Projetos da SECC, Éder Valença.

Cidadania
Por todo o estado, o programa ‘Sergipe é aqui’ tem se consolidado, nesses primeiros meses de gestão, como um impulsionador da cidadania, assim como um importante elo entre a população do estado e a gestão estadual. Além dos serviços disponibilizados, a cada edição o programa também presenteia os municípios por onde passa com importantes investimentos, assim como acolhe novas e importantes demandas da população para dar resolutividade, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida dos cidadãos.

/ Notícias / governo

Terça-Feira, 02 de Abril de 2024 às 11:30:00