Quinta-Feira, 04 de Abril de 2024 às 18:45:00
Primeira semana da 40ª Edição dos Jogos da Primavera é marcada por disputas no futsal e provas de ciclismo
A seletiva garante vaga nos Jogos Escolares Brasileiros e Jogos da Juventude

As competições da 40ª edição dos Jogos da Primavera, realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria da Educação e da Cultura (Seduc), tiveram início nesta semana. As modalidades estreantes foram o futsal, com mais de 5 mil alunos inscritos, e o ciclismo, com 67 participantes. Os jogos de futsal estão acontecendo no interior do estado e seguem para a capital neste fim de semana. Já as provas do ciclismo foram realizadas nesta quinta-feira, 4, no kartódromo da Orla da Atalaia.

Neste ano, o futsal segue como o grande protagonista dos Jogos da Primavera, com o maior número de alunos e instituições de ensino inscritas. A etapa regional tem mostrado que será uma edição cheia de garra. "É a modalidade com o maior número de disputas durante os dois meses de jogos. O futsal envolve muito além da vontade de vencer, é a paixão pela bola no pé, a vibração da torcida, o coletivismo e a confraternização dos estudantes. A categoria com mais participantes ainda é a masculina, mas temos o futsal feminino despontando a cada ano com novas revelações’’, explica o coordenador do futsal Gabino Barros.

Os atletas das categorias A e B do ciclismo competiram de forma individual e em grupo, nas provas de pontos (contrarrelógio), de velocidade e de estrada. Onze municípios de 21 escolas estaduais, municipais e privadas estiverem na disputa. O atleta Daniel Paredes Pintado, do Colégio Master, competiu pela primeira vez nos Jogos da Primavera. “Eu já pedalava com o meu pai, mas agora, finalmente eu posso fazer o que mais gosto, o ciclismo, e em um grande evento esportivo! Eu tenho boas expectativas quanto a minha participação e quero muito vencer”, declarou Daniel.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, está orgulhosa de mais uma edição com recorde de inscritos. "Todos os 75 municípios do estado estão participando neste ano e é gratificante reconhecer vários rostinhos competindo pela segunda ou mais vezes nos Jogos e ver a evolução desses atletas ao longo dos anos, com mais dedicação, buscando melhores colocações e já pensando em seguir no esporte após a fase escolar, é sem dúvida o evento esportivo que mais estimula a prática de atividades físicas, além de revelar grandes talentos”, afirma a secretária.

Os Jogos da Primavera são seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que será realizado em novembro deste ano, e os Jogos da Juventude, realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), marcado para acontecer em setembro também deste ano.

O encerramento da 40ª edição dos Jogos da Primavera está marcado para o dia 29 de maio, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com as grandes finais do voleibol, futsal e handebol.

/ Notícias / esporte-lazer

A seletiva garante vaga nos Jogos Escolares Brasileiros e Jogos da Juventude