Sexta-Feira, 07 de Junho de 2024 às 22:30:00
Encerramento dos Jogos da Primavera reuniu mais de 4 mil estudantes sergipanos
O maior evento do desporto escolar de Sergipe chega ao fim após 60 dias com a participação de todos os municípios do estado

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), encerrou nesta sexta-feira, 7, a 40ª edição dos Jogos da Primavera, com a participação de mais de 4 mil alunos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, com a participação de representantes das escolas, famílias, torcida e admiradores do desporto escolar.

Foram premiadas as escolas que participaram das finais do handebol e futsal e também do voleibol. No primeiro lugar geral ficou o Colégio Salesiano, seguido do Colégio Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) e o Colégio Master, que terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. A Escola Estadual Professor Benedito Oliveira, de Aracaju, ocupou o 8º lugar no ranking. As medalhas para os alunos-atletas das demais modalidades, coletivas e individuais, foram entregues na cerimônia de premiação, que aconteceu nos dias de 4, 5 e 6 de junho, no Teatro Atheneu. Foram 3 mil medalhas entregues nos três dias de premiação.

As 265 escolas estaduais, que inscreveram 8.583 alunos-atletas nos Jogos da Primavera, tiveram destaque nas modalidades de wrestling, badminton, xadrez, ciclismo, vôlei sentado, tiro com arco, tênis de mesa, além dos destaques na paranatação, parabadminton e paratletismo.

O governador Fábio Mitidieri parabenizou os atletas e as escolas participantes e reforçou a importância do esporte para os alunos. “O esporte é ferramenta de educação e de inclusão social. Nossa gestão investe em políticas públicas de promoção do esporte por acreditar na transformação que ele promove. Por meio da Secretaria de Esporte, fazemos os Jogos da Primavera, que servem de seletiva para os Jogos da Juventude e Jogos Escolares. Aqui, sonho e disciplina abrem portas para esses jovens, é uma alegria imensa participar do encerramento e premiação”, declara o governador.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, agradeceu ao Governo do Estado, à equipe organizadora do evento, aos parceiros e especialmente à presença dos atletas e seus familiares. “Quero agradecer ao governador Fábio Mitidieri que nos incentiva sempre, agradeço a confiança e a parceria da Secretaria de Educação e a todos os responsáveis pela organização dessa festa. Nós tivemos 11.117 atletas inscritos, mais de 16 mil participações e 3 mil possibilidades de medalhas. Então, eu quero agradecer pela participação, por vocês terem competido com garra, força, determinação, alegria e vontade de vencer’’, vibra a secretária.

Zezinho Sobral, secretário da Educação, festejou o momento. “Estamos muito felizes com o desempenho de todas as escolas participantes dos Jogos da Primavera de 2024. Todas deram o seu melhor, a sua dedicação e comprometimento. Professores e técnicos foram protagonistas de toda construção técnica e cidadã dos nossos jovens, sempre primando pelo espírito esportivo, competitivo e saudável. Foi uma edição emocionante marcada com brilhantismo. Já estamos com gosto de saudade e com o pensamento em 2025. Os Jogos da Primavera marcam gerações e, a cada ano, fortalecem o desporto escolar sergipano, abrindo portas para nossos jovens nas maiores competições nacionais”.

Confraternização

Além das finais do futsal e handebol, houve a apresentação da atração musical Os Faranis. O Centro de Convenções AM Malls pela primeira vez recebeu a estrutura de um ginásio, com quadra de futsal, tela, piso especial e arquibancadas, além da transmissão ao vivo de toda a cerimônia.

A emoção tomou conta da final e o técnico Rubinho Julião não conteve as lágrimas junto com os atletas campeões do futsal. “Muito feliz, é impressionante a atmosfera dos Jogos da Primavera, a gente tem um trabalho maravilhoso, é muito gratificante, estou muito feliz”, fala Rubinho.

Edição histórica

A edição comemorativa dos 40 anos dos Jogos da Primavera, que durou 60 dias, teve a participação de 11.119 alunos, de 479 escolas, de todos os municípios do estado, descentralizando as competições da capital para o interior também. Foram 1.150 partidas em 27 modalidades, incluindo a estreia do surf, além de modalidades paradesportivas.

A abertura dos Jogos aconteceu no final de março, com o tradicional desfile das escolas até a Arena Batistão. Os jogos da Primavera são seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e Jogos da Juventude.

Todos os boletins de resultados estão no site jogos.seduc.se.gov.br e nas redes @educacaose e @esporte.sergipe, onde é possível encontrar fotos da premiação e do encerramento.

/ Notícias / esporte-lazer

Encerramento dos Jogos da Primavera reuniu mais de 4 mil estudantes sergipanos