Terça-Feira, 07 de Fevereiro de 2023 às 17:15:00
Técnicos da Educação e da Assistência Social dialogam sobre avanços para a Rede Estadual com o Instituto Gesto
Em pauta, também foi discutida a promoção da educação inclusiva no estado

Integrantes das secretarias de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Assistência Social e da Cidadania (Seasc) dialogaram com representantes do Instituto Gesto nesta terça-feira, 7, com o intuito de promover avanços na política de formação continuada da Rede Estadual de Ensino, de acompanhamento pedagógico e do planejamento na expansão do ensino em tempo integral. Durante a reunião, também foi pautada a implantação do programa psicossocial para a Rede Estadual e melhoria na promoção da educação inclusiva.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destacou como importante a reunião com o Instituto Gesto, um dos braços institucionais da Fundação Lemann na construção de políticas públicas de educação para Sergipe. “São técnicos que têm a expertise na área da educação e que podem compartilhar com nossos a experiência de outros países, de outros estados, buscando adequar ações que possam ser alinhadas com o pensamento evolutivo e resolutivo no avanço da educação de Sergipe”, destacou.

Os coordenadores do Instituto Gesto, Estevão Pinheiro e Lucas Cardoso, apresentaram aos presentes o programa Formar, que apoia a rede na construção de políticas pedagógicas que aumentem a aprendizagem dos alunos, e o programa Fortalecer, que foca em apoio ao desenvolvimento de lideranças no Estado. “Os encaminhamentos foram de aprofundar e ampliar a parceria, focados em construir ações estratégicas dentro do estado que melhorem ainda mais os resultados de aprendizado dos estudantes e apoiem cada vez mais no desenvolvimento das lideranças do estado”, disse Estevão Pinheiro.

Para Alynne França, superintendente de Atenção Integrada à Primeira Infância da Seasc, enquanto assistência, o reforçar da intersetorialidade é uma oportunidade de fortalecimento da política desde o nascimento, o crescimento, a criança no período educacional, durante a adolescência até a fase da educação profissionalizante; ou seja, um “cuidado do ser humano de forma integral”.

Também participaram da reunião os coordenadores do Instituto Flávio Barbosa e Ana Beatriz Ramos; a técnica em Primeira Infância, Helga Miller Mengel; o superintendente da Educação, Edson Costa; o secretário Executivo da Educação, Marcel Resende; a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional, Joniely Cruz; diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Eliane Passos; do Núcleo Gestor das Escolas de Tempo Integral. Mônica Rodrigues.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Em pauta, também foi discutida a promoção da educação inclusiva no estado