Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2007 às 06:10:00
SEED acompanha matrículas nas escolas da rede estadual

A secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira, visitou na manhã desta quarta-feira, 24, quatro escolas da rede estadual. O objetivo foi acompanhar o andamento das matrículas e orientar os diretores sobre a situação do aluno com defasagem idade-série, que deverá receber a mesma assistência do aluno regular. A secretária esteve acompanhada da diretora do Departamento de Educação (DED), Maria Izabel Ladeira, e da diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), Maria Zelita.

No Colégio Estadual Dom Luciano, a preocupação é com a formação de turmas para a 1ª série do Ensino Médio. "Nós já colocamos pela manhã 11 turmas e ainda estamos fechando o levantamento do período da tarde", disse o diretor da unidade de ensino, Edvaldo Santos. Ele disse, também, que a escola está sendo procurado por um grande número de alunos. "Por causa da reforma no Jackson de Figueiredo e da redução de ofertas de vagas no ensino médio do Centro de Excelência do Atheneu, o Dom Luciano está recebendo centenas de alunos", afirmou Santos.

A orientação da Secretaria de Estado da Edudação (SEED), de acordo com Hortência Maria, é para que os pais procurem matricular seus filhos nas escolas próximas de casa. "É preciso informar, ainda, a todos esses pais que existem vagas em diversos outros colégios, como é o caso do João Alves Filho, do Gonçalo Rollemberg e do José Rollemberg Leite", afirmou a secretária-adjunta.

A secretária visitou também os colégios Valnir Chagas, que ainda oferece vagas de 5ª a 8ª série e onde a movimentação é tranqüila, e o Colégio Estadual João Alves Filho, que oferece vagas em todos os turnos e séries, inclusive na 5ª e 6ª séries, turmas que foram abertas este ano. "Nossa maior preocupação no momento é matricular os alunos, já que existem vagas para todos, e dar início ao ano letivo normalmente", disse Hortência Maria.

Livro didático

O grupo da SEED também verificou a entrega dos livros didáticos. Todas as escolas da rede pública já começaram a receber os livros do Ministério da Educação. Para Sergipe, são destinados 1.226.305 livros para atender os alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual e municipal. Desse total, 3% ficam como reserva técnica para atender à demanda que surgir ao longo do ano letivo.

Segundo a secretária-adjunta de Educação, os livros estão chegando dentro do cronograma previsto. Os alunos do ensino fundamental de toda a rede pública, estadual e municipal, recebem os livros de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Os do ensino médio recebem os de Português, Matemática e Biologia.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

SEED acompanha matrículas nas escolas da rede estadual