Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 17:15:00
Seduc e Fórum de Educação iniciam oficinas formativas sobre Plataforma +PNE
Objetivo é orientar os municípios quanto à utilização da plataforma e realizar os ajustes necessários

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE), iniciou nesta segunda-feira, 16, as oficinas formativas sobre a Plataforma +PNE, cujas ações vão percorrer todos os territórios sergipanos, com os objetivos de orientar os municípios quanto à utilização da plataforma e realizar os ajustes necessários. A abertura das atividades aconteceu no Centro-Sul sergipano, na sede da Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), com a participação de representantes dos municípios de Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão do Dantas.

De acordo com a articuladora estadual da Plataforma +PNE e coordenadora do FEE/SE, professora Jociela Morais Barboza, a proposta das oficinas práticas é reunir os representantes de cada município responsável pela plataforma para dirimir eventuais dúvidas e repassar informações sobre o +PNE, facilitando o manuseio das suas funções. “O Estado tem como algumas de suas funções apoiar e cooperar com os municípios de forma a ajudar nos recortes territoriais no campo educacional, com ênfase nas ações de planejamento cooperativo, assistência técnica e engajamento”, ressaltou.

“A articulação e a parceria com os municípios têm sido uma marca dessa gestão, e é nessa perspectiva que a gente vem trabalhando no Fórum Estadual de Educação. O secretário Josué Modesto tem nos orientado quanto ao fortalecimento dessas atividades formativas para que elas sejam estendidas aos municípios, porque o entendimento da Seduc é de que nós somos uma rede só: a rede pública do estado de Sergipe. Quando se pensa em ações que dão para ampliar para os municípios, é uma prioridade do professor Josué Modesto. E é tanto que temos a assessoria de colaboração e articulação com os municípios (Ascam), que tem sido o ponto-chave nesse processo”, destacou Jociela Morais.

A diretora da DRE 2, professora Daniela Santos Silva participou da abertura das atividades e falou da importância da articulação com os municípios para esse momento. “Estamos felizes em receber a primeira oficina formativa, cujas discussões vão contribuir de forma significativa na utilização dos recursos da Plataforma +PNE, sobretudo na atualização e ajustes das metas dos planos. Que este dia seja bastante produtivo”, frisou.

Para a articuladora da Plataforma +PNE em Tobias Barreto, professora Juselice Alves de Alencar, conhecida como Tuca Alencar, esses momentos que a Seduc e o Fórum Estadual de Educação “estão propondo às redes municipais de Educação, e que foram separados por DREs, são cruciais devido a essa etapa em que estamos para executar a Conferência Estadual de Educação, rumo à Conferência Nacional de Educação (Conae), que nada mais é a elaboração de novas metas e estratégias para o próximo Plano Nacional de Educação. Então é um momento extremamente importante para aqueles que fazem a educação no chão da escola. Este é nosso objetivo: a gente não pode perder o foco do nosso aluno que espera a nossa ação contundente e efetiva”.

O articulador da Plataforma +PNE em Poço Verde, professor Adérico Nascimento, também elogiou a iniciativa da Educação Estadual e destacou que essa é a oportunidade para que a oficina reacenda nos municípios a importância dos planos municipais de educação, “bem como já fomenta uma nova discussão com relação ao próximo plano, para a próxima década. Então, a Secretaria de Estado da Educação e o Fórum Estadual têm dado essa contribuição aos municípios, e espero que a gente consiga alavancar essas discussões, além de fazer com que os planos sejam prioridades e não fiquem sendo tratados como um documento de uma gestão. É importante que ele cumpra sua função de lei: de ser um plano municipal de todos, independentemente de gestão partidária”, salientou.

Programação
As atividades formativas seguem nesta terça-feira, 17, com os municípios do Leste sergipano. Na quarta, 18, a oficina será direcionada para os representantes municipais do Médio Sertão. Já na quinta, 19, será a vez do Baixo São Francisco, e na sexta, 20, encerra-se a semana de formação no Sul do estado.

Na próxima semana, a oficina será retomada com os municípios do Agreste Central sergipano, na segunda, 23. Na terça-feira, 24, será com os municípios do Alto Sertão. Por fim, o ciclo de oficinas será encerrado com os representantes de Aracaju, dos municípios que compreendem a Região Metropolitana, na quarta-feira, 25.

A programação detalhada pode ser acessada clicando aqui.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Seduc e Fórum de Educação iniciam oficinas formativas sobre Plataforma +PNE
Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 17:15:00

Programação

A programação detalhada pode ser acessada clicando aqui.