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Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2022 às 15:00:00
Professora da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz desenvolve atividades interativas para o ensino da matemática
A professora desenvolveu Kits de Matemática que visam ao ensino por meio de atividades interativas que vão desde o uso de maquetes até plataformas digitais.

As aulas de matemática da professora Kelly Lima têm sido diferentes do habitual. Na Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, em Aracaju, unidade em que leciona, ela desenvolveu uma metodologia que une o lúdico com o aprender. Trata-se dos Kits de Matemática que visam ao ensino por meio de atividades interativas que vão desde o uso de maquetes até plataformas digitais.

Despertado nos alunos um maior interesse pela disciplina, a metodologia apresenta diversas possibilidades para o processo de aprendizagem. Nas plataformas digitais, que são de uso gratuito para a criação desse tipo de atividade, a professora aplica a resolução de questões matemáticas com o uso de jogos, cujo critério para poder avançar nas fases é responder corretamente aos cálculos. Na dinâmica da maquete os estudantes conhecem as formas geométricas e calculam os espaços correspondentes.

“São atividades que dão autonomia ao aluno. Tanto ao computador quanto na maquete eles trabalham na prática. Na maquete, por exemplo, ele encontra o ponto com as medidas, ele vai medir utilizando a régua. E isso ajuda bastante, principalmente as crianças que têm déficit de atenção. São atividades de recortar, colar, com artes, com mosaicos, com mandalas, trazendo essa junção para as artes”, disse Kelly Lima.

A professora explica que o projeto compreende ainda desenvolvimento da escrita e leitura. “Eles voltaram da pandemia com muitas dificuldades. A partir daí juntei a matemática com a escrita. E aqui ao computador eles vão completando as frases, as letras, resolvendo os cálculos, e nesse ritmo a aula fica muito mais prazerosa, tanto para mim quanto para eles. E também essa geração é a geração da internet. Eles têm muito mais facilidade em observar e executar esses comandos, essas novas ferramentas”, acrescentou.

O estudante Wagner Natan Ferreira Mendonça, do 6° ano, aprovou a metodologia adotada pela professora Kelly. “A gente aprende mais e com maior facilidade, e também se diverte porque é sempre bom poder usar o computador aqui na escola”, disse. A estudante Maria Pâmela Marino Ferreira dos Santos, também do 6º ano, explicou como começou a se interessar mais pela matemática a partir da aula interativa. “Achei superbacana esse projeto. Amo aprender coisas novas e agora estou aprendendo as formas geométricas, sobre altura, base, e dessa forma tudo se torna mais fácil. Por isso matemática virou minha matéria favorita”.

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Professora da Escola Estadual Dr. Manoel Luiz desenvolve atividades interativas para o ensino da matemática
A professora desenvolveu Kits de Matemática que visam ao ensino por meio de atividades interativas que vão desde o uso de maquetes até plataformas digitais.
Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2022 às 15:00:00

As aulas de matemática da professora Kelly Lima têm sido diferentes do habitual. Na Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, em Aracaju, unidade em que leciona, ela desenvolveu uma metodologia que une o lúdico com o aprender. Trata-se dos Kits de Matemática que visam ao ensino por meio de atividades interativas que vão desde o uso de maquetes até plataformas digitais.

Despertado nos alunos um maior interesse pela disciplina, a metodologia apresenta diversas possibilidades para o processo de aprendizagem. Nas plataformas digitais, que são de uso gratuito para a criação desse tipo de atividade, a professora aplica a resolução de questões matemáticas com o uso de jogos, cujo critério para poder avançar nas fases é responder corretamente aos cálculos. Na dinâmica da maquete os estudantes conhecem as formas geométricas e calculam os espaços correspondentes.

“São atividades que dão autonomia ao aluno. Tanto ao computador quanto na maquete eles trabalham na prática. Na maquete, por exemplo, ele encontra o ponto com as medidas, ele vai medir utilizando a régua. E isso ajuda bastante, principalmente as crianças que têm déficit de atenção. São atividades de recortar, colar, com artes, com mosaicos, com mandalas, trazendo essa junção para as artes”, disse Kelly Lima.

A professora explica que o projeto compreende ainda desenvolvimento da escrita e leitura. “Eles voltaram da pandemia com muitas dificuldades. A partir daí juntei a matemática com a escrita. E aqui ao computador eles vão completando as frases, as letras, resolvendo os cálculos, e nesse ritmo a aula fica muito mais prazerosa, tanto para mim quanto para eles. E também essa geração é a geração da internet. Eles têm muito mais facilidade em observar e executar esses comandos, essas novas ferramentas”, acrescentou.

O estudante Wagner Natan Ferreira Mendonça, do 6° ano, aprovou a metodologia adotada pela professora Kelly. “A gente aprende mais e com maior facilidade, e também se diverte porque é sempre bom poder usar o computador aqui na escola”, disse. A estudante Maria Pâmela Marino Ferreira dos Santos, também do 6º ano, explicou como começou a se interessar mais pela matemática a partir da aula interativa. “Achei superbacana esse projeto. Amo aprender coisas novas e agora estou aprendendo as formas geométricas, sobre altura, base, e dessa forma tudo se torna mais fácil. Por isso matemática virou minha matéria favorita”.