Quarta-Feira, 25 de Janeiro de 2023 às 16:15:00
Pais de alunos elogiam processo de matrícula da Rede Pública Estadual
Sem filas, acessível e rápida, a primeira fase do processo de matrícula on-line entra no terceiro dia

Os pais e responsáveis por alunos da Rede Pública Estadual que procuram as unidades de ensino para confirmar a matrícula de seus filhos ou responsáveis têm elogiado a forma rápida, democrática e acessível do processo. Nesta quarta-feira, 25, no Colégio Estadual João Costa, os pais foram recebidos de forma acolhedora e rapidamente fizeram a confirmação da matrícula. A rede estadual está oferecendo o serviço de forma on-line através do Portal da Matrícula (matriculaonline.seduc.se.gov.br).

Para facilitar o trabalho, o Colégio João Costa dividiu as fichas dos alunos matriculados em pastas por série/ano e os alunos já matriculados automaticamente por turmas, facilitando a renovação.

A funcionária pública Kátia Regina Fonseca tem um filho de 17 anos matriculado no 3º ano do Ensino Médio e separou um tempinho do trabalho para ir até lá preencher o termo de matrícula e a ficha de compromisso. “É muito rápido, eficiente, não enfrentei filas. Sai do trabalho para vir aqui e já estou voltando”, disse.

Nessa primeira fase da matrícula não é necessário levar a documentação do aluno, já que ele faz parte do quadro de matriculados da Rede. Somente se houver a necessidade de atualizar endereço o responsável deve levar um comprovante de residência. Essa fase prossegue até o dia 27 de janeiro de forma automática.

Acompanhada da filha Jamille Cecília, aluna do 2º ano do Ensino Médio, Katiane dos Santos foi recebida pelos gestores da escola e também aprovou o sistema de matrícula on-line. “Está sendo supertranquilo”, destaca.

No Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, os responsáveis são recebidos logo na sala de entrada. O diretor Daniel Lemos explica que a escola fez um chamado nos canais de comunicação da instituição para que responsáveis fossem até lá fazer a renovação e a confirmação da matrícula do seu filho.

“Separamos por turmas no hall da escola. É um processo rápido e durou menos de cinco minutos a assinatura dos termos. Tudo acontece de forma muito planejada”, disse.

Já no Centro de Excelência Ofenísia Freire, localizado no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, a confirmação da matrícula dos alunos da Rede está sendo feita de forma gradual e planejada. Na última segunda-feira foram matriculados os alunos aprovados e que cursarão os 9º anos. Os alunos dos primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, se matricularão na terça, quarta e quinta-feira. A sexta-feira é um dia livre para receber os responsáveis que não compareceram no cronograma.

“De sete e meia da manhã até às cinco da tarde, estamos aqui para efetivar a matrícula entre os nonos anos e o ensino médio”, disse o diretor Dayvid Feitosa.

Segunda fase

A segunda fase das matrículas será de transferência interna entre escolas. O período é de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. A terceira fase vai de 6 a 10 de fevereiro, para alunos que querem ingressar na Rede.

“No momento que o responsável legal ou estudante maior de idade confirmar a matrícula, orientamos que registre o CPF, principalmente os alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. É importante para as políticas públicas”, disse a coordenadora do Núcleo Gestor da Matrícula On-line, Jaqueline Andrade.

Ela lembra, ainda, que esta ação é autodeclaratória, ou seja, o próprio aluno informa o CPF no formulário, mas que ninguém será impedido de realizar a matrícula caso não declare a informação.

Todas as informações e documentação fornecidos no ato da matrícula, são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apenas a gestão escolar terá acesso a essas informações que ficam armazenadas em um data center que oferece total segurança para que o sistema seja automatizado e garanta a renovação da matrícula.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Pais de alunos elogiam processo de matrícula da Rede Pública Estadual