Terça-Feira, 15 de Junho de 2021 às 09:30:00
Educação disponibiliza curso em consumo consciente e sustentável no ensino remoto
O curso abordará a economia circular para que professores auxiliem alunos durante o ensino remoto e híbrido

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação do Campo e Diversidade do Departamento de Educação (DED), ofertará nesta terça-feira, 15, às 18h, o curso “Economia circular no Ensino Remoto: Como fazer?”, por meio do canal do YouTube Sincroniza Educação http://bit.ly/webinar-15jun. Professores e coordenadores de todas as modalidades de ensino das Redes Públicas ou Privadas podem participar.

Um dos principais objetivos da iniciativa é auxiliar professores e coordenadores da área de Ciências da Natureza com estratégias e possibilidades de desenvolver temáticas relacionadas ao consumo consciente e sustentável junto aos alunos durante o Ensino Remoto e Híbrido. O curso é gratuito e terá carga horária inicial de 10 horas, envolvendo webinários para todos os professores interessados na temática, com envio de material didático contemplando exemplos práticos e sugestões de atividades para sala de aula, grupos de discussão e certificação para os inscritos.

O curso ocorre em uma parceria com a Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço), Prolata Reciclagem e a Sincroniza Educação, na perspectiva da Educação Ambiental e os recursos explorados e descartados que passam a ser reaproveitados em um novo ciclo, cuja ideia é evidenciar a sustentabilidade em torno dos ecossistemas naturais, onde geram recursos contínuos de reaproveitamento e reciclagem por um período de tempo relativamente extenso. Dessa forma, a economia circular agrega a sustentabilidade com a tecnologia e o comércio globalizado.

“Através desta iniciativa, queremos promover na comunidade escolar a sensibilização e a conscientização da preservação do meio ambiente na utilização sustentável dos recursos, como medida essencial para o desenvolvimento e sobrevivência da vida. Dessa forma, trago o que prevê a BNCC quanto a preservação ambiental: "Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, salientou a diretora do DED, Ana Lúcia Lima da Rocha.

Para a chefe do Secad, professora Acácia Daniel, essa parceria chega para reforçar as ações da Seduc no sentido de fortalecer o conceito de consumo sustentável em respeito à natureza para uma convivência harmônica entre o ser humano e a sociedade. Já a coordenadora de Projetos na Sincroniza Educação, Beatriz de Paula Barros, reforça a seriedade com que o tema será tratado entre a Seduc e os parceiros.

“Estamos muito felizes e honradas com a parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe. É uma grande alegria ver a seriedade com que o tema é tratado pela Secretaria e agradecemos muito essa parceria. Acreditamos que nosso programa de formação em Economia Circular no ensino remoto fornecerá o suporte necessário para que os temas relacionados ao consumo consciente e sustentável, tão importantes e necessários, sejam trabalhados tanto no ensino remoto, como no ensino híbrido”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Terça-Feira, 15 de Junho de 2021 às 09:30:00