Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2023 às 16:30:00
Declaração da segunda etapa do Censo Escolar iniciou nesta quarta-feira, 1º
Essa fase da declaração segue até 18 de abril, quando os gestores escolares devem inserir as informações no Sistema Educacenso

Começou nesta quarta-feira, 1º, a declaração da segunda etapa, módulo Situação do Aluno, do Censo Escolar da Educação Básica 2022. Essa fase da declaração ocorrerá até o dia 18 de abril de 2023, quando os gestores escolares devem alimentar o sistema com a coleta de informações de rendimento (aprovado e reprovado) e movimento (transferido, deixou de frequentar e falecido), ao final do ano letivo 2022, dos alunos que foram declarados na primeira etapa da matrícula para 2023.

A coordenadora do Censo Escolar da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), professora Jucileide Aragão, explica que os gestores escolares e/ou os responsáveis pela declaração das informações das escolas que já possuem código Inep deverão inserir as informações do fluxo escolar no Sistema Educacenso, conforme o cronograma da coleta de dados estabelecido na Portaria do Inep nº 89/2022 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-89-de-23-de-marco-de-2022-389260996).

A coordenadora informa que o período de retificação dessa fase será de 4 a 18 de abril e a divulgação dos dados finais no dia 19 de maio de 2023.

Capacitação

Para auxiliar as escolas na declaração das informações, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura promoverá, nos dias 3 e 7 de fevereiro, uma capacitação sobre o módulo Situação do Aluno para todos os técnicos das Diretorias de Educação, das Secretarias Municipais de Educação, das escolas estaduais e privadas responsáveis pela declaração no Sistema Educacenso do Inep.

No dia 03, o público-alvo serão os técnicos das Diretorias Regionais de Educação (DRs) 1, 2, 5, 6 e Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e no dia 7, as equipes das DREs 3, 4, 7, 8 e 9.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Declaração da segunda etapa do Censo Escolar iniciou nesta quarta-feira, 1º