Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 às 12:30:00
Coordenadores da Educação Estadual participam de webinário sobre o papel na gestão escolar
Encontros remotos iniciam-se nesta quarta-feira, 16, dentro da programação do Projeto Aprova Brasil

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Educação (DED), realizará, durante os dias 16, 17 e 18 de junho, às 11h, por meio do Google Meet, o Webinário do Projeto Aprova Brasil. As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 15, no link, e o público-alvo são coordenadores pedagógicos das diretorias regionais de educação e das unidades de ensino da Rede Pública Estadual de Educação que atuam com o Ensino Fundamental.

O evento terá como foco apresentações e debates sobre temas relacionados ao papel dos coordenadores nos níveis de gestão do Departamento de Educação da Seduc, das diretorias regionais de educação e das equipes diretivas das unidades de ensino. No dia 16 o encontro ocorrerá com as Diretorias Regionais de Educação 1, 2 ,3 e 4; já no dia 17 serão os coordenadores circunscritos às DREs 5, 6, 7, 8 e 9. No último dia o público participante será o da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Na oportunidade, será discutida a importância do papel do coordenador no âmbito das diretorias de educação e das unidades de ensino; a metodologia e também a importância do Projeto Aprova Brasil no contexto da Rede Pública Estadual; os resultados das Avaliações Diagnósticas, do Simulado I de Português e Matemática; acompanhamento e navegação nas Plataformas Moderna Edu e Aprova Brasil; além da análise dos índices de participação dos alunos nas avaliações do projeto.

A diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima Rocha, afirma que o acompanhamento das atividades escolares é essencial para as intervenções pedagógicas necessárias no decorrer do ano letivo. “Precisamos acompanhar de perto, orientando os coordenadores de ensino para o fortalecimento da prática pedagógica. O seu papel é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades escolares. Nesse webinário estaremos dando ênfase às ações do Projeto Aprova Brasil, que tem como ponto de destaque a utilização de suas lições e plataforma como material e ferramenta de apoio ao professor, respectivamente. Ao orientarem os professores para realização das lições contidas nos cadernos de estudos pelos alunos, os coordenadores de ensino reforçarão o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a formação integral dos alunos”, explicou.

O planejamento pedagógico das escolas parte das Diretrizes Nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Currículo de Sergipe e demais orientações educacionais da Rede Pública Estadual. O papel do coordenador é primordial no assessoramento e acompanhamento do processo educacional e da aprendizagem. O projeto Aprova Brasil/Editora Moderna facilita por meio das plataformas o acompanhamento dos dados referentes à aprendizagem dos estudantes, e assim o coordenador pode auxiliar diretamente o professor no planejamento de estratégias, buscando garantir a aprendizagem dos estudantes.

Para a coordenadora pedagógica do Projeto Aprova Brasil no Serviço de Ensino Fundamental do DED, professora Tânia Carvalho, após o coordenador de ensino analisar os resultados das avaliações pode preparar, juntamente com os professores, um leque de intervenções pedagógicas, com base nos descritores menos alcançados para melhorar a aprendizagem dos estudantes. “A plataforma Aprova Brasil dá condições de acompanhar o processo de aprendizagem e quais são as habilidades mais ou menos desenvolvidas pelos estudantes em tempo real”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 14 de Junho de 2021 às 12:30:00