Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020 às 16:30:00
Colégio Estadual Juscelino Kubitschek intensifica rotina de aulas não presenciais
Os encontros ocorrem por meio da plataforma Google Meet, serviço de comunicação por vídeo, além do WhatsApp

As ações do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitshek, escola situada em Nossa Senhora do Socorro, têm motivado a comunidade escolar no que tange as aulas não presenciais. Com o auxílio do serviço de comunicação por vídeo, plataforma Google Meet, as atividades escolares ganham novos significados, estimulando o compromisso dos estudantes, professores e equipe diretiva. Com 1.542 alunos matriculados no ano letivo de 2020, o Juscelino conta com turmas do Ensino Fundamental - anos finais, Ensino Médio convencional, Novo Ensino Médio, além de turma de Correção de Fluxo.

Dedicada a vencer os desafios, a professora de Matemática para o Ensino Fundamental, Kátia Maria Aguiar Barreto, conta que começou a transmitir o conteúdo das aulas em um grupo de WhatsApp por meio do qual os alunos acompanhavam as vídeosaulas e resolviam as atividades. “A medida que eles iam tendo dúvidas e me pediam para explicar, eu ficava angustiada pois como solucionar os questionamentos sem que vissem a explicação? Então eu resolvia o passo a passo da questão e enviava para o grupo. Mas a minha sensação é que eu estava passando para eles a “coisa pronta”. Por isso resolvi comprar um quadro branco (pequeno) e usar o Google Meet na tentativa de melhorar essas aulas”, conta ela.

De acordo com Kátia Aguiar, a experiência tem sido maravilhosa para ela e para os alunos, já que eles têm participado com uma boa frequência, interagem para tirar as dúvidas e têm enviado às atividades prontas para o grupo frequentemente o que antes era raro. “Nessa época de pandemia em que estamos todos assustados e com medo, essa foi uma alternativa maravilhosa, pois apesar dos nosso alunos terem sido afastados do ambiente escolar, eles continuam tendo acesso ao conhecimento, além do contato com colegas e professores ainda que a distância”, frisou Kátia Aguiar.

Para o professor de Língua Portuguesa e Inglês, Wesley Siqueira Cruz, o momento também tem sido desafiador. “Diante da situação atual, devemos criar meios para que possamos ficar próximos aos alunos e eu, particularmente, tenho usado o Google Meet e o Google Classroom para interagir. Durante as atividades, a interação é feita através de músicas interpretações de texto debate e dentro de sistemas trabalhamos gramática, conhecimentos da Língua Portuguesa e em Inglês”, disse.

Ainda de acordo com ele as atividades são aplicadas com antecedência para que os estudantes possam responder e a correção ser feita através das ferramentas mencionadas anteriormente. “Nossa intenção é justamente fazer com que eles se sintam um pouco acolhidos e que esqueçam um pouco o que tem acontecido ultimamente. Os alunos têm gostado bastante dessa interação ao vivo, pois eles se sentem parte das aulas. A maioria participa de forma efetiva das atividades e das aulas online”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020 às 16:30:00