Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020 às 12:15:00
Alunos do Colégio Estadual João XXIII participam do sexto Sarau Literário

Expor a literatura, a música e a cultura do povo brasileiro nos mais de 500 anos de história, levando em conta a diversidade da riqueza da produção artística e cultural. Foi com esse objetivo que os alunos do Colégio Estadual João XXIII, escola-piloto do Novo Ensino Médio, localizada no município de Ribeirópolis, realizou na noite de quinta-feira (26), a sexta edição do Sarau Literário, tradicional evento que mobiliza toda a comunidade. O evento foi transmitido remotamente, pelo canal YouTube da unidade de ensino.

Os professores orientam os alunos e estes se apresentam, por meio de vídeos gravados separadamente e veiculados no dia do evento. O Sarau teve início com a apresentação de vídeo produzido por alunos e professores sobre o “Quinhentismo”, abordando a chegada das caravanas dos portugueses ao Brasil, em 1500. Nesse trabalho, foi mostrada a literatura de informação, por meio da carta de Pero Vaz de Caminha, abordando a descoberta da nova terra. Em toda a apresentação do Sarau, foram abordados também da Literatura dos Jesuítas, do Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, entre outras estéticas literárias, mostrando suas principais características.

Alguns eventos literários importantes da história brasileira foram apresentados, como a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922. Além da leitura de poemas e textos literários, os alunos fizeram também apresentações musicais. Os estudantes estavam com cenário, figurino e trilha sonora. Algumas obras literárias foram apresentadas em formato de apresentação teatral, como Dom Casmurro, de Machado de Assis. Poetas brasileiros foram homenageados, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros.

A gestora da unidade de ensino, professora Deidiane Jesus de Andrade, explicou que a sexta edição do Sarau Literário aconteceu de uma maneira totalmente diferente daquela com que todos estão acostumados. “Esse é um projeto tão importante para a nossa comunidade escolar que eu pensei: não pode deixar de acontecer. Foi quando surgiu a ideia de fazer virtualmente. E, assim, ele ganhou o brilho das telinhas e chegou a todos. Com muito capricho, provamos que podemos nos adaptar às novas realidades e que, quando se tem amor, compromisso e dedicação, chegamos aos resultados mais fantásticos. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, disse.

Experiência

O aluno Gabryel Leite da Silva, do 2º ano do ensino médio, apresentou o Parnasianismo por meio da obra da poesia "Profissão de fé", do escritor Olavo Bilac. Essa foi a sua primeira participação no Sarau Literário e ele conta que foi uma experiência memorável. “Para a comunidade é um presente receber essas representações literárias de uma forma tão bela. Esse é um evento que faz parar a cidade a fim de prestigiar a nossa classe estudantil apresentando, mostrando nosso lado artístico para nossa classe. Pegamos o conhecimento de sala e transmitimos para o público, mostrando a importância da escola e do bom ensino, através das belíssimas apresentações”, declarou.

Quem também participou pela primeira vez foi sua colega Virgínia Santos Meneses, do 2º ano. Ela apresentou a segunda fase do Modernismo, com a música "Rosa de Hiroshima". “Achei o Sarau muito lindo e inovador, pelo fato da situação que estamos vivendo no momento. Acredito que ficará marcado em minha vida. O Sarau Literário é muito importante e essencial para que os alunos e toda a comunidade vejam a Literatura não somente como um assunto de uma disciplina, mas também como cultura e conhecimento sobre a nossa história”, afirmou.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Alunos do Colégio Estadual João XXIII participam do sexto Sarau Literário