Sexta-Feira, 17 de Março de 2023 às 14:30:00
Teatro Tobias Barreto celebra 21 anos de arte e cultura em Sergipe

Nesta sexta-feira, 17 de março, o Teatro Tobias Barreto completa 21 anos de existência e de referência cultural em Sergipe. O espaço, que leva o nome do poeta, jurista e filósofo sergipano, foi inaugurado em 2002, no aniversário de Aracaju. Administrado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o Teatro é um dos mais importantes espaços culturais do país e recebe diversas manifestações artísticas ao longo do ano.

A diretora do Teatro, Simone Fontes, destaca que o objetivo do espaço é valorizar a cultura e proporcionar ao público momentos de arte e lazer. “É de extrema importância para Sergipe, não só para Aracaju, que a gente tenha um Teatro desse porte, com capacidade de promover grandes eventos. Depois dessa pandemia, estamos trazendo renomados artistas, como Adriana Calcanhoto e Ney Matogrosso, estão vindo agora Djavan, Ana Carolina, Jorge Vercillo e muitos outros.”

“Por aqui, já passaram grandes nomes do nosso estado, a exemplo de Sergival, Erivaldo de Carira, além da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que são referências no Nordeste e de uma importância muito grande em Sergipe", completou Simone.

Conhecido como a 'casa dos grandes espetáculos´', o local possui um conjunto arquitetônico inovador, projetado pelo arquiteto Rui Carvalho de Almeida. O local tem capacidade para 1.328 pessoas na platéia e no mezanino. Além disso, conta com 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma sala para ensaio de orquestra, uma sala para ballet e um foyer que pode ser usado para exposições e eventos. Tal modernidade representou, para o produtor cultural e diretor do grupo Raízes, Jorge Lins, “uma mudança completamente distinta no cenário do teatro sergipano. Possibilitou a vinda de grandes companhias, artistas, shows, grupos teatrais e de dança, porque é um palco realmente adequado profissionalmente e tecnicamente para receber grandiosas apresentações. O Teatro Tobias Barreto é, realmente, a consagração do nosso teatro”, afirmou.

Em 21 anos de existência, o Teatro Tobias Barreto se consolidou como um dos principais espaços de expressão artística local e regional, contribuindo para fomentar a cultura e oferecer eventos de qualidade para o público. O Teatro, patrimônio cultural do estado, merece os parabéns por mais um ano de contribuições para o fortalecimento da sergipanidade.

/ Notícias / educacao-cultura

Teatro Tobias Barreto celebra 21 anos de arte e cultura em Sergipe