Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024 às 14:45:00
Seduc realiza trilha formativa para professores da educação infantil do programa ‘Alfabetizar Pra Valer’
Formação continuada reúne técnicos e coordenadores de todas as diretorias regionais da rede municipal de ensino

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), apresenta no ano de 2024 uma proposta estratégica do programa ‘Alfabetizar pra Valer’, para a formação continuada de professores da primeira etapa da Educação Básica, voltada para crianças de 4 e 5 anos: o módulo I da Trilha Formativa para Professores da Educação Infantil. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 24, na Faculdade Pio Décimo, em Aracaju, e teve como temática ‘Planejamento na Educação Infantil: tempos, espaços e materiais’.

O primeiro módulo visa orientar os professores a planejar seu cotidiano, a partir da escuta e do olhar atento à criança, considerando as Diretrizes Nacionais Curriculares e o Currículo de Sergipe, que apontam um conjunto de princípios e que orientam o trabalho docente e as práticas pedagógicas nas instituições de educação infantil.

O objetivo geral desta iniciativa é fortalecer os profissionais do programa ‘Alfabetizar pra Valer’ para que desenvolvam práticas coerentes com a pedagogia da infância e com o compromisso com a formação integral das crianças, fundamentada nas relações solidárias, inclusivas, equitativas, antirracistas e éticas.

Segundo a diretora da Ascam, Andrea Dantas, a trilha formativa desta sexta é para a educação infantil. “O público participante vai multiplicar a formação para os professores na qual as trilhas atendem o público do ‘Alfabetizar pra Valer’. A próxima trilha será no próximo semestre para finalizar em dezembro. Essas trilhas são específicas para as redes municipais, pois as redes estaduais não possuem educação infantil”, afirma.

Para a diretora do Serviço de Apoio Pedagógico aos Municípios, Fernanda Lima, a trilha formativa é importante para a renovação dos conhecimentos. “A ideia do programa é dar apoio a esses professores no sentido de oferta de formações, material didático complementar e para que através desse trabalho, a gente consiga atingir 100% da alfabetização das nossas crianças sergipanas”, ressalta.

Segundo Fernanda, a proposta é trabalhar os temas que foram escolhidos por todos os professores da rede municipal. “Nós disponibilizamos um formulário para que eles demonstrassem quais as necessidades, o que precisariam que a gente trouxesse de temáticas relevantes para o trabalho deles”, finaliza.

O programa ‘Alfabetizar pra Valer’ é uma iniciativa do Governo de Sergipe, em regime de colaboração com os municípios, para fortalecer a política de Estado com foco na alfabetização na idade certa (até os sete anos de idade). Por meio dele, o regime de colaboração vem avançando. Todos os 75 municípios aderiram à iniciativa e contam atualmente com apoio técnico para a melhoria dos seus indicadores de alfabetização.

/ Notícias / educacao-cultura

Sexta-Feira, 24 de Maio de 2024 às 14:45:00