Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 13:00:00
Orquestra Jovem de Sergipe comemora 10 anos com concerto no Teatro Tobias Barreto
A apresentação, marcada para 26 de março, será inspirada na trajetória musical percorrida pelo projeto ao longo desse tempo

No último dia 11 deste mês, a Orquestra Jovem de Sergipe completou 10 anos de história, com mais de 600 meninas e meninos assistidos desde 2014. Realizada pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio do Grupo Energisa, a iniciativa proporciona aprendizagem musical através de aulas de instrumentos de corda, sopro e percussão, além de canto coral e musicalização.

Para celebrar juntamente com o público essa trajetória de uma década de conquistas e transformação social será realizado um concerto comemorativo no dia 26 de março, às 19h30, no Teatro Tobias Barreto. Todo o repertório é baseado na trajetória musical do projeto e na evolução pela qual seus integrantes passaram. Obras de Beethoven, Vivaldi, Villa-Lobos estarão entre as peças executadas nesse espetáculo que irá do erudito ao popular.

O concerto contará com a participação especial de um dos fundadores da Orquestra Jovem e o primeiro a regê-la em 2014, o maestro Márcio Rodrigues. Atualmente, ele mora em Curitiba e é violista na Orquestra Sinfônica do Paraná. O concerto contará também com a participação do Tenor Jackson Trindade, professor de canto do Conservatório de Música de Sergipe.

O diretor artístico da Orquestra Jovem, Marcio Bonifácio, faz o convite ao público, destacando a preparação dos alunos para a apresentação. “A expectativa está muito grande, porque quando alcançamos um período tão simbólico de existência, que são 10 anos, refletimos bastante sobre tudo que já conquistamos e o que queremos para o futuro. Esse concerto foi pensado para contar um pouco da história de vida do projeto. Com muito carinho convidamos o público e esperamos que as pessoas vibrem e se emocionem junto com a gente”, disse o maestro.

A entrada será gratuita e aberta ao público em geral, sujeita à lotação do espaço. A casa será aberta a partir das 18h.

Orquestra Jovem de Sergipe

A Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) é um projeto social realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através do apoio cultural do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda e da Prefeitura Municipal de Aracaju.

O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 260 crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 13:00:00