Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 às 15:45:00
Mais de 200 pessoas participam da primeira trilha formativa do Programa Alfabetizar pra Valer em 2024
A formação contemplou a temática Currículo de Sergipe e a Proposta Pedagógica para o Ensino da Língua Portuguesa no 3° ano do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), realizou nesta quarta-feira, 17, a primeira trilha formativa do programa ‘Alfabetizar pra Valer’ (PAPV) em 2024, no auditório da Faculdade Pio Décimo, em Aracaju. O evento contou com a presença de mais de 200 participantes, tendo como público-alvo os coordenadores regionais para o regime de colaboração entre estado e municípios, os coordenadores municipais do PAPV, os formadores regionais e municipais para o 3° ano do Ensino do Fundamental e os articuladores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

“O objetivo das trilhas formativas é garantir que todas as equipes regionais e municipais retornem para os seus territórios e realizem a replicação dessa formação junto aos professores que lecionam nessas turmas. Além disso, também realizamos uma análise de dados e indicadores, a partir das avaliações de 2023, para que as equipes regionais e municipais possam retornar e, a partir da realidade da sua comunidade escolar, possam estabelecer metas que superem as avaliações anteriores”, afirmou a diretora da Ascam e gerente do PAPV, Andrea Dantas.

Este ano o PAPV também promoverá a formação e o acompanhamento para gestores escolares, com o objetivo de ser um momento de acolhimento e apreciação do conhecimento estético e literário, bem como do estudo das teorias que embasam as práticas e o acompanhamento pedagógico. Também será uma oportunidade para refletir a avaliação e o acompanhamento da aprendizagem dos alunos.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, as trilhas formativas do PAPV são momentos importantes de capacitação de professores para Sergipe avançar na alfabetização de suas crianças. “O ‘Alfabetizar pra Valer’ é uma referência nacional. O trabalho e comprometimento dos professores sergipanos merecem todo o nosso respeito, pois Sergipe começou depois de outros estados, mas já está chegando às primeiras posições em termos de bons resultados. Então, vejam como vocês têm competência e capacidade de transformar a educação de nossas crianças”, enfatizou o gestor aos profissionais de educação.

Trilhas formativas

As trilhas formativas do PAPV são elaboradas pela Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), com  o suporte técnico das consultoras da Associação Bem Comum (ABC). De acordo com a representante da ABC, Sara Feitosa, a parceria entre a Seduc e a Associação Bem Comum está acontecendo com muito êxito desde 2019. “Essa parceria é de fundamental importância, porque é uma troca de saberes e de experiências onde a gente traz consultores temáticos para o território a fim de realizar essa formação de pares. Na verdade, a formação é um impulsionador para a melhoria da aprendizagem das crianças no território de Sergipe”, acrescenta.

A formação para professores atendidos pelo PAPV ocorre em forma de cascata; dessa maneira, os bolsistas formados pela equipe central e pelas consultoras são orientados a desenvolver as multiplicações das formações com os professores em suas respectivas regionais e municípios, ou seja, ao final das trilhas formativas, a previsão é de que tenham sido formados mais de 104 mil professores e gestores.

A coordenadora municipal do PAPV de Umbaúba, Maryluci Souza Santos Siqueira, lembra que o município aderiu ao programa desde o início, em 2019, e os resultados já são perceptíveis. “É um prazer muito grande representar o meu município nessa trilha formativa. Com essa formação, nós vamos consolidar nossos resultados, desenvolvendo um aprendizado contínuo de nossas crianças nos primeiros três anos do processo de alfabetização”, comentou.

A coordenadora municipal do PAPV de Muribeca, Norma Andrea Dias Freire de Jesus, falou de sua expectativa para essa primeira trilha formativa do PAPV. “O município de Muribeca fez adesão ao programa no ano de 2021. Já naquele ano, a gente deu início à realização de todas as ações desenvolvidas pelo programa. A cada ano, o programa vem trazendo novas ações, novas propostas de trabalho, com o objetivo primordial de melhorar a alfabetização de nossas crianças. Esse programa veio para enriquecer ainda mais cada secretaria municipal de educação, e para Muribeca o PAPV tem trazido muitos benefícios, seja para o professor em termos de didática e conteúdo, seja para o aluno no que concerne ao aprendizado”, ressaltou.

Cada trilha formativa terá como objetivo ampliar o conhecimento pedagógico dos professores para um público-alvo, a exemplo das trilhas destinadas à educação infantil, do ciclo de alfabetização (primeiro e segundo ano do ensino fundamental), bem como do terceiro ano do ensino fundamental, além de possibilitar o monitoramento da Política de Alfabetização no território sergipano.

A Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios acompanha o cascateamento das formações junto às equipes municipais e regionais, por meio do Serviço de Apoio Pedagógico aos Municípios (Seapem), com envios dos relatórios e ferramentas de acompanhamento retroalimentadas após a realização de cada módulo formativo.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 às 15:45:00