Terça-Feira, 09 de Abril de 2024 às 14:45:00
Reforma do Parque da Cidade está 75% executada
Revitalização da primeira etapa será concluída ainda no primeiro semestre

Maior reserva de Mata Atlântica e um dos símbolos verdes mais importantes da capital sergipana, o Parque Governador José Rollemberg Leite, também conhecido como Parque da Cidade, passa por reforma em suas dependências que deixará o espaço de lazer confortável para os animais silvestres que moram no zoológico, bem como facilitará a visitação do público.

Executado pelo Governo de Sergipe mediante cooperação técnica firmada entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a obra está sendo fiscalizada por profissionais da Coordenadoria de Obras da Sedurbi.

Com investimentos de R$ 4,9 milhões provenientes do Plano de Aplicação para os Recursos, oriundos da Compensação Ambiental acordada entre o Governo de Sergipe e a empresa Eneva, a primeira fase da reforma concentra-se na readequação da infraestrutura do Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) e do zoológico, além da implementação de um novo cercamento em todo o perímetro do parque, com substituição do alambrado e reforço da base de sustentação.

No prédio administrativo, estão sendo executados a revisão do telhado, reforma e adequação dos banheiros para público com dificuldades de mobilidade e pessoas com deficiência. Além disso, estão sendo aproveitados novos espaços para promover eventos de conscientização ambiental.

A revitalização se estende também ao restaurante, onde ocorrem serviços externos na estrutura e adaptações para acessibilidade, assim como ao espaço de convivência, que está passando por uma reforma geral nos sanitários e banheiros para visitantes, além da substituição de guarda-corpos e outras melhorias para garantir acessibilidade.

Mais melhorias

Os recintos que abrigam diversas espécies como aves, jacarés, jabutis, emas, caititus, serpentes e phyton estão passando por reformas estruturais abrangentes, incluindo substituição de alambrados, ampliação do cambiamento e melhorias nos acessos para visitantes, bem como cercamento e reforma de lagos.

Já no espaço onde ficam os macacos, a reforma é em toda estrutura metálica de cercamento, substituição total de todo alambrado, ampliação do cambiamento do recinto, para melhor acesso dos tratadores. Ainda será construída uma nova caixa d'água para ampliar o abastecimento do parque e, ao término dos serviços, todos os ambientes que estão sendo revitalizados receberão pintura geral.

De acordo com o engenheiro civil da Sedurbi responsável pela fiscalização da obra, Antonio Bruno Canuto Aragão, os serviços obedecem o cronograma previsto. "Tanto nos espaços físicos do parque, quanto nos recintos dos animais, os profissionais mantêm a celeridade da obra, de modo que a reforma do Cetas está sendo finalizada, e o percentual executado no restante do parque é de 75%", frisa.

O médico veterinário do zoológico do parque, Hildebrando Vieira, ressalta que a reforma chega em momento oportuno, contribuindo para o bem-estar dos animais ao retornarem para ambientes mais agradáveis. "Com a ação do tempo, é natural que as estruturas físicas e metálicas se deterioram, inclusive alguns recintos necessitavam de melhorias. Com essas ações sendo realizadas, os animais que temporariamente estão realojados no Cetas terão seus espaços mais aprazíveis, e isso contribui muito para a qualidade de vida do seu cotidiano, já que minimiza o estresse e eles ficam mais confortáveis", explica.

Fomento ao turismo

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, enfatiza a importância da reforma. "O Parque da Cidade é um dos locais mais bonitos da capital, e essa primeira etapa que inclui a reforma e ampliação do Cetas, além de contribuir para a preservação ambiental, vai melhorar as condições de vida dos mais de 400 animais silvestres que habitam o zoológico, facilitar o acesso dos visitantes e fomentar o turismo ecológico, e ainda nesse primeiro semestre será reaberto ao público", informa.

/ Notícias / desenvolvimento

Reforma do Parque da Cidade está 75% executada