Sábado, 05 de Novembro de 2022 às 10:15:00
Realização do Pré-Caju movimenta capital sergipana
Com início na última sexta-feira (4), o Pré-Caju segue com atrações no Camarote Aju, em espaço fechado, no sábado e domingo, dias 5 e 6. Já a folia na rua inicia a partir das 14h, com o percurso dos blocos. Ao todo, serão cinco trio-elétricos para cada dia, sendo quatro blocos e um trio de pipoca com artistas sergipanos

É grande a expectativa com a retomada da maior prévia carnavalesca do país, o Pré Caju, que acontece na capital sergipana, Aracaju, entre os dias 4 e 6 de novembro, no principal cartão-postal da cidade, a Orla de Atalaia, considerada a orla mais bonita do Brasil. Assim como a rede hoteleira, que já comemora a grande ocupação de turistas durante a realização do evento com taxa de ocupação de leitos acima dos 80%, devendo chegar a 100% conforme projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), o Governo de Sergipe, por intermédio da  Secretaria de Estado do Turismo (Setur) também está otimista. O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, enfatiza que essa prévia carnavalesca é um evento extremamente importante que retorna ao calendário do turismo sergipano.

“A realização do Pré-Caju proporciona uma movimentação significativa de sergipanos e turistas durante os dias do evento, dinamizando a economia por meio de investimentos diretos na hotelaria, nas empresas de receptivo, nos bares, restaurantes, taxistas e motoristas de aplicativo, enfim, nas dezenas de atores que formam a cadeia do turismo sergipano. Então, o Governo do Estado tem apoiado essa iniciativa, é um apoio institucional através de esforços na área de segurança pública, na área da saúde e naquilo que é função do poder público em estar presente em eventos dessa magnitude. Estamos muito felizes com o retorno do Pré-Caju e desejamos vida longa a esse evento que é muito importante para a economia e o turismo de Sergipe”, destacou o secretário Sales Neto.

Plano Operacional de Segurança e Saúde

Para garantir conforto, segurança e mobilidade dos foliões, o Governo do Estado elaborou o Plano Operacional com o envolvimento das forças de Segurança Pública do Estado de Sergipe (polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros) que darão todo apoio durante a realização do evento. O efetivo conta com policiais militares divididos entre policiamento periférico, acompanhamento dos trios, posto de controle, operação com drones e acompanhamento dos trios, além de 31 pontos de acesso e controle, sendo 21 deles com revista de pessoas, das 10h à 0h. A polícia também oferecerá quatro cabines de desarmamento, policiamento da praia, além do policiamento de todo o circuito por meio de quatro postos de comando em quatro áreas estratégicas do evento.

A Polícia Civil vai reforçar o efetivo de delegados e agentes, atuando em formato plantonista na Delegacia de Turismo (Detur), das 7h da sexta-feira (4), até às 7h da segunda-feira (7); e o Corpo de Bombeiros oferecerá o suporte com efetivo de mais de cem militares reforçando a segurança no âmbito de orientação de foliões, fiscalização, controle de ocorrências e com equipes salva-vidas na região da praia.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai disponibilizar o Serviço Móvel de Urgência (Samu) em todos os dias do evento fornecendo suporte aos casos de urgência e emergência. Ao todo, serão três viaturas de suporte avançado, duas de suporte básico, quatro motolâncias e uma equipe de suporte operacional do Complexo Regulatório de Urgência (CRU), com envolvimento de 54 profissionais nos dois dias de evento.Também haverá dupla de quadriciclos para atuação na faixa de areia de toda a extensão da praia.

Programação da folia

A programação do Pré-Caju conta com a participação de artistas nacionais, a exemplo de Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana dentre outros, que vão comandar os blocos de rua que terão o trajeto pela avenida Santos Dumont, saindo da Passarela do Caranguejo e seguindo até o Farol da da Coroa do Meio; e o Camarote Aju, que conta com atrações como Harmonia do Samba, Timbalada, Durval Lelys, além de muita música eletrônica comandada por DJ’s.

Com início na última sexta-feira (4), o Pré-Caju tem atrações no Camarote Aju, em espaço fechado, no sábado e domingo, dias 5 e 6. Já a folia inicia a partir das 14h, com o percurso dos blocos. Ao todo, serão cinco trio-elétricos para cada dia, sendo quatro blocos e um trio de pipoca com artistas sergipanos.

/ Notícias / desenvolvimento

Realização do Pré-Caju movimenta capital sergipana